Adicione as folhas secas de moringa a água fervente. Misture com um pouco de mel e gengibre fresco e suco de laranja a gosto. Agite vigorosamente a mistura durante dois minutos, coloque gelo e leve à geladeira por pelo menos 4 horas, antes de consumir.
É nutritiva e rica em antioxidantes. Mas não tem as propriedades curativas que dizem por aí. Ela se chama Moringa oleifera, e é uma árvore de origem indiana que seria a solução para centenas de males. Dizem que é usada na África para tratar pacientes de aids – e curaria de conjuntivite a câncer.
É preciso podar as pontas terminais, do final do caule, com a distância de 10 cm do topo. Isso pode ser feito usando os dedos (ou uma faca ou tesoura). É um procedimento bastante simples, já que o broto da moringa é tenro e frágil visto que não possui fibra e casca.
A poda das plantas de moringa deve ser feita todo ano, na altura de 1 metro e meio a 2 metros. Com esse procedimento, evita-se que a planta cresça demais e que suas sementes fiquem muito altas e difíceis de colher.
Para plantar a muda, seja em solo ou vaso, é necessário colocá-la até 15cm abaixo da terra. Faça uma cova com a profundidade citada, encaixe a muda e cubra as laterais com solo, sempre afofando levemente com as mãos. Em poucos dias a planta começará a formar raízes.
O produtor colhe as sementes e faz as mudas direto na sacolinha. Com 40 dias, a muda já pode ser plantada na roça. De quatro a seis meses após o plantio da Moringa já pode ser feito o plantio da pimenta.
Plantio: Das mudas de pimenteira-do-reino deve ser realizado em janeiro e fevereiro, em dias nublados ou chuvosos, em solo bem drenado, fértil, profundo e com pH entre 5,5 e 6. Utilize covas de 40 por 40 por 40 centímetros e com cerca de 15 centímetros de distância do tutor.
A pimenta-do-reino é uma planta trepadeira. É preciso instalar estacas nas áreas de cultivo para a sustentação dos pés de pimenta. O plantio é feito por mudas. De acordo com o técnico da Emater-MG no município, Mário de Souza Silva, a cultura de adaptou bem na região por causa do clima.
A pimenteira-do-reino é uma planta trepadeira, de porte médio, que cresce aderida a tutores de madeira ou troncos de árvores, graças às raízes adventícias que surgem na região dos nós, chamadas de gavinhas. “À medida que se desenvolvem, as gavinhas vão se lignificando e se fixando ao tutor.
A maior parte da produção vem de pequenas propriedades, que encontram nessa cultura uma forma de renda importante: cada pimenteira adulta produz 5 quilos do produto, que é vendido a cerca de R$ 10 por quilo.
É indicado plantar de agosto a fevereiro em regiões em que temperatura mínima não seja inferior a 18 °C e a máxima não ultrapasse 35 °C. Sobre a poda, de acordo com a pesquisadora isso não é um procedimento recomendado. Mas se for necessário, o produtor pode realizar a poda e somente se a pimenteira estiver sadia.
A pimenteira é uma planta exigente em calor, sensível a baixas temperaturas e intolerante a geadas, por isso deve ser cultivada preferencialmente nos meses de alta temperatura, condição que favorece a germinação, o desenvolvimento e a frutificação, obtendo-se assim, um produto de alto valor comercial com menor custo de ...
Na lua crescente a seiva está presente em maior quantidade no caule, nos ramos e nas folhas. Época boa para plantar tomate, pimentão, jiló, quiabo, berinjela, feijão pepino, abóbora, milho, arroz, feijão e outras, sejam frutíferas, legumes ou cereais.
A melhor época de plantio é a partir dos meses de agosto e setembro para a maioria das regiões do Brasil. Como plantar: Cada semente irá originar uma planta. Faça a semeadura em sementeiras ou direto nos vasos.
PRODUÇÃO - A pimenteira pode produzir por vários meses, mas isso depende de condições favoráveis, como temperatura, fertilidade e variedade da espécie utilizada. Em geral, a colheita leva de 50 a 55 dias após a floração. Em locais de temperaturas mais elevadas, o desenvolvimento da pimenta é mais rápido.
4- Plante a muda no vaso, tendo o cuidado para não ferir as raízes ao retirá-las da embalagem e irrigue regularmente porém evitando encharcamentos. O transplantio pode ser feito em qualquer época do ano nas regiões mais quentes, desde que sejam irrigadas na seca. Nas regiões frias devem ser transplantadas no verão.
O ciclo de vida de uma pimenteira, se bem cuidada, pode durar até um ano.
A pimenteira começa a produzir após 120 dias do plantio, produzindo em média dois quilos de pimenta em cada ciclo reprodutivo, que ocorre entre os meses de agosto e maio. Após este período, a planta entra em estado de dormência, época em que o produtor deve intensificar os tratos culturais.
Plante a semente da pimenta dedo de moça em solo fértil, leve e bem drenado; A germinação ocorrerá em 15 a 20 dias; Quando as mudinhas apresentarem de 4 a 6 folhas, plante-as no local definitivo; Mantenha o solo úmido e em ambientes quentes, assim a pimenta cresce saudável.