A regra é simples: se você usar apenas as folhas ou flores, então faça uma infusão com as ervas: aqueça uma boa quantidade de água e derrame sobre as ervas acomodadas em uma vasilha e deixe descansar por 20 minutos tampada. Após esse tempo, pode coar o preparo.
Maceração - Para todas as partes das plantas Ingredientes: Planta e água fria fervida. Modo de fazer: Ferver a água e deixar esfriar. Lavar, picar e socar a planta, colocar num recipiente 1 colher da planta desejada para uma xícara de água fria, tampar, e deixar descansar de 2 a 24 horas.
Na infusão a água fervente deve ser despejada sobre a erva, imediatamente o recipiente deve ser tampado e conservado assim por alguns minutos. Na decocção a erva e a água são levadas ao fogo ao mesmo tempo, buscando extrair os princípios ativos através da exposição prolongada ao calor.
Como fazer oleatos
Lixiviação do solo é um processo erosivo ocasionado a partir da lavagem da camada superficial do solo pelo escoamento das águas superficiais. Em geral, ocorre em solos sem a cobertura vegetal protetora, o que diminui, em elevado grau, a sua fertilidade ao longo do tempo.
Basicamente, o processo de laterização consiste no enriquecimento da superfície por óxidos hidratados de ferro ou alumínio. Com isso, ocorre um aumento da concentração de caulinita, que é um tipo de argilomineral, ou seja, um mineral composto justamente pelos óxidos mencionados.
Este tipo de lixiviação chamamos de “lixiviação química” e pode ser divida em dois tipos: lixiviação direta e lixiviação sob pressão. Já em geologia, chamamos de lixiviação ao processo de “arraste” ou “lavagem” dos sais minerais presentes no solo, caracterizando uma forma inicial de erosão, ou erosão leve.
Lixiviação é o processo de decomposição das rochas e empobrecimento do solo em decorrência do transporte dos nutrientes pelas fortes chuvas (enxurradas), levando os sedimentos para outras áreas.
A lixiviação pode ser evitada mantendo o solo sempre coberto com plantas vivas e com resíduos de culturas – a palhada. Isso evita a erosão, que carreia solo morro abaixo e, com o solo, a matéria orgânica, os nutrientes e as frações mais finas do solo – a argila e o silte.
O intemperismo é o processo de transformação e desgaste das rochas e dos solos, através de processos químicos, físicos e biológicos. Sua dinâmica acontece através da ação dos chamados agentes exógenos ou externos de transformação de relevo, como a água, o vento, a temperatura e os seres vivos.
É a extração dos químicos de uma rocha , solo , mineral , etc. Consequências : perda de nutrientes do solo , contaminação de águas subterraneas , desmatamento , etc.