Embora, eu e você tenhamos o direito e o dever de orar em todo o tempo e em qualquer lugar, de certa forma devemos reconhecer que Jesus concedeu ênfase especial à oração feita em secreto, isto é, a oração onde se encontra você e Deus. Algumas razões por que Ele assim ministrou são abordadas neste estudo.
[1] Hipócritas, deficientes en el deber de la oración, por Jonathan Edwards
A saber quem ora e principalmente ora em secreto tem a sua disposição benefícios da paternidade do nosso Deus, pois sabemos que Deus é Pai de Adão, e logo Ele é Pai por formação.
Orar en privado es una disciplina necesaria e indispensable para la vida y el crecimiento cristiano. Sin embargo, una disciplina que con frecuencia y ligereza se descuida en la iglesia. Quizá una escaza convicción de nuestra pecaminosidad y de la abundancia de Dios y una débil consciencia de los beneficios que produce la oración privada, son las mayores causas de tan grande descuido.
Assim com Bancos têm clientes comuns, especiais e preferenciais, se você der a prioridade a oração, Deus te dará uma atendimento privilegiado, e não somente isso mas se você voltar-se a sua memória e lembar-se de que as autoridades têm gabinetes para atender as pessoas com hora marcada, os aviões têm primeira classe, classe executiva e turística, nos os crentes temos o nosso quarto: “Tu, quando orares, entra no Teu aposento e tendo fechado a Tua porta, ora a Teu Pai. Teu Pai te recompensará.
Para frisar ainda mais o seu ensinamento Jesus disse que não era somente um lugar onde nenhum outro pudesse entrar, mas também não deveria deixar a porta aberta para que ninguém pudesse o ver. Com toda certeza Jesus não censura a oração pública, nem estabelece regras acerca da oração , mas enfatiza a necessidade do espírito humilde nas orações.
Jonathan Edwards la llamaba “la oración secreta”. Edward M. Bounds, un predicador metodista del siglo pasado lo describía como “la cámara secreta” y David MacIntyre, un pastor congregacionalista inglés hablaba de “la vida secreta de oración”. Pero ¿por qué es importante orar en privado? ¿Por qué debemos apartarnos a solas para la oración? Aquí algunas razones.
Gerson Morey es miembro del concilio de Coalición por el Evangelio. Actualmente sirve como pastor en la Iglesia Día de Adoración en la ciudad de Davie, al Sur de la Florida. Es autor del blog: El Teclado de Gerson. Está casado con Aidee y tienen tres hijos: Christopher, Denilson y Johanan. Es el autor de La humildad: El llamado a vivir vidas de bajo perfil.
No grego mais antigo, o termo significava o depósito ou dispensa do administrador da casa. Lugar onde ninguém suspeitaria encontrar alguém orando. Só o administrador tinha acesso a este lugar, sendo assim o local era uma lugar privativo.
De fato, alguns especialmente os Lideres religiosos daquela época, queriam ser visto com santos, e a oração em público era um modo de chamarem a atenção para isso. Porém, Jesus enxergou a intenção deles de se promoverem e ensinou que a essência da oração não é a justificação em público, mas a essência da oração é a comunicação com Deus.
Consequentemente se encontramos os tesouros, o Senhor nos dará os seus tesouros. Outras vantagens quando nos colocamos em oração é que teremos a disponibilidade da obra do Espírito Santo.
Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam. Hebreus 11:6
Outro benefício que temos quando oramos em secreto é que Deus põe a nossa disposição os seus tesouros secreto.
Mas tu, quando orares, entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente. Mateus 6:6
Desse modo, este lugar é que se deve orar, onde ninguém nos vê. Com esse ensino Jesus faz contraste com lugares públicos, onde era costumeiro ver orando as autoridades do povo, quer nas sinagogas, quer nas principais ruas.
Naquela mesma hora se alegrou Jesus no Espírito Santo, e disse: Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, que escondeste estas coisas aos sábios e inteligentes, e as revelaste às criancinhas; assim é, ó Pai, porque assim te aprouve. Lucas 10:21
Cristo chama isso de hipocrisia, porque não é verdadeiro, não é raro encontrar por aí orações de “línguas” ou não, extremamente “forçadas”, para que a pessoa “pareça” mais santa.
Mt 6:5-8 e Mt 18:20: " E, quando orares, não sejas como... " E, quando orares, não sejas como os hipócritas, pois se comprazem em orar em pé nas sinagogas e às esquinas das ruas, para seres vistos pelos homens.
Oferece louvor a Deus como o Deus dos patriarcas bíblicos. O Deus da história. ... Pede a Deus para ajudar os judeus para voltar a uma vida baseada na Torá, e louva a Deus como um Deus de arrependimento.
Na cultura judaica, o talit é um manto de oração que separa o homem do mundo físico e o liga ao mundo espiritual.
Um judeu deve rezar três vezes ao dia: de manhã, à tarde e à noite. Pode fazê-lo sozinho ou em grupo. Sempre que o faz coletivamente aqui, na sinagoga, é obrigatório ter um Minian (contagem em hebraico), um quórum de dez ou mais homens judeus de maior idade, para ter um serviço religioso completo.
Muitos judeus dão grande importância à oração e ao culto na sinagoga. A reza do Shemah é recitada obrigatoriamente de manhã e de tarde em todos nossos dias. A oração do Shemah não é simplesmente a declaração absoluta judaica de fé de que Deus existe. É uma afirmação de que Deus é a única existência verdadeira.
A sinagoga passou a funcionar como um ponto de encontro dos judeus para as orações e para a leitura das Escrituras. A sinagoga não se limita ao prédio. As reuniões religiosas dos fariseus no judaísmo pós-destruição do templo eram feitas em casas privadas, e ainda há sinagogas que reúnem-se em casas privadas.
Judeus e judaísmo. A origem dos judeus é tradicionalmente datada para aproximadamente 2 000 a.C. na Mesopotâmia, quando a destruição de Ur e da Caldeia forçou a população a imigrar para outros lugares. A família de Abraão estava entre aqueles que estavam imigrando para a Assíria.