Como analisar um filme
Sobre atemática da linguagem fílmica, destaca-se que, em 1948, Maurice Merleau-Ponty considerou o cinema uma arte fe- nomenológica, no sentido de que o filme não é uma simples soma de imagens fixas e, sim, a percepção do todo que é acompanhada de uma unidade temporal, visual e sonora.
Entre os processos necessários para criação de um filme estão: criação do roteiro, storyboards com desenhos de todas as cenas para facilitar na preparação do set, planejamento, equipe técnica, elenco, preparação do set, cenários, captação das imagens internas e externas, filmagem, trilha sonora, edição, pós-produção, ...
Comece a analisar o filme.
Verificado por especialistas. O que não pode aparecer em uma resenha de um filme é: Alternativa c) Spoilers. Uma resenha de filme é uma narração que contém a opinião do autor sobre um filme. A escrita u baseia-se na análise da trama, nas principais atuações, no cenário histórico e geográfico do filme.
Resenha é a descrição feita de um filme, em que se ressalta o que ele tem de mais importante. Ela não deve ser confundida com resumo, porque a resenha é mais breve e faz apenas uma explanação do seu conteúdo, podendo contemplar a opinião do resenhista.
O texto deve ser escrito sem quebras, isto é, sem divisão de subtítulos.
1 – Cabeçalho 2 – Credenciais do autor 3 – Resumo da obra 4 – Quadro de referência do autor 5 – Comentário crítico ( ) Contém as referências bibliográficas com os dados completos da obra resenhada. ( ) É o julgamento da obra, uma tomada de posição crítica feita pelo resenhista.
Não pode faltar: - Descrição: resumir o texto a ser resenhado, de três a cinco parágrafos. “Esses valores não são fixos, apenas os mais usuais”, orienta Dimas.
A resenha acadêmica segue uma padronização de textos científicos, ou seja, tem um molde mais rígido do que uma resenha comum. Ela pode ser encontrada em três formatos: resenha crítica, resenha descritiva e resenha temática.
Oito passos para escrever uma resenha descritiva
A resenha crítica é um modelo de trabalho acadêmico, cujo objetivo principal é analisar e interpretar um texto, um livro completo ou um capítulo específico do livro. Ela também serve como um ótimo instrumento para desenvolver outros trabalhos acadêmicos.
A resenha crítica é gênero textual informativo, descritivo e opinativo sobre uma determinada obra, por exemplo: livro, artigo, filme, série, documentário, exposição de artes, peça teatral, apresentação de dança, shows. Nela, o resenhista sintetiza as ideias e expõe suas apreciações, influenciando seus leitores.
Como fazer uma resenha em 7 passos: o guia definitivo para elaborar uma resenha perfeita
Escrito de forma direta, a resenha crítica tem o objetivo de analisar uma obra, filme ou artigo. ... Portanto, em suma, a resenha crítica é um texto informativo, mas que contém detalhes opinativos do autor, sendo bastante solicitado na área acadêmica.
Uma resenha crítica é um texto síntese que, além de descrever/resumir o objeto, faz uma avaliação sobre ele, apontando os aspectos positivos e negativos. Trata-se, portanto, de um texto de informação e de opinião. O resenhista que conseguir equilibrar perfeitamente esses dois pontos terá escrito a resenha ideal.
Como fazer uma conclusão em 6 passos:
O que distingue as duas é que uma contará com a opinião de quem a escreve, enquanto a outra atua apenas como um resumo mais detalhado de determinada obra. Avalia e julga obras culturais como filmes, livros e peças teatrais, bem como trabalhos acadêmicos.
Na notícia tem-se a narração de um fato ocorrido, enquanto em uma resenha crítica tem-se a exposição de fatos com a opinião do autor. A notícia trata-se de um formato de divulgação de fatos por meios jornalísticos, como: jornais; revistas.
A resenha crítica apresenta uma análise e um julgamento de um filme, livro, apresentação teatral, apresentação de dança, show, games, programa de TV, com o objetivo de convencer o leitor/espectador a conhecer ou não, na íntegra, a obra resenhada.
As referências devem ser indicadas pela chamada AUTOR-Data ao longo do texto, colocando a descrição no final da resenha. No final, citar: nomes dos autores (pode ser abreviado, no máximo dois nomes e caso tenha mais nomes usar o et. al.); nome da revista, do livro ou outro; data (mês e ano da publicação).