A dança é uma das três principais artes cênicas da antiguidade, ao lado do teatro e da música. No antigo Egito já se realizavam as chamadas danças astro-teológicas em homenagem a Osíris. ... A dança caracteriza-se pelo uso do corpo seguindo movimentos previamente estabelecidos (coreografia) ou improvisados (dança livre).
Os gregos acreditavam que a dança era um presente dos Deuses para o homem esquecer, através dela, suas dores e tristezas da vida. ... Nas danças antiga estava a Gymnopaedia, na antiga Esparta, era uma celebração anual, durante o qual os jovens nus exibiam suas habilidades atléticas e marciais por meio da dança de guerra.
Os primeiros registros dessas danças mostram que elas surgiram no Egito, há dois mil anos antes de Cristo. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) Mais tarde, já perdendo o costume religioso, as danças apareceram na Grécia, em virtude das comemorações aos jogos olímpicos.
Diversos registros fazem acreditar que a dança egípcia era severa, angulosa, com alguns movimentos acrobáticos, como a ponte: pés e mãos no solo sustentam o corpo arqueado. A participação feminina parecia predominar, pelo menos no que se refere à dança religiosa.
A dança servia com meio de comunicação, até como homenagem e agradecimento a esse deus/deusa. ... A função dessa dança era, sobretudo, comunicar, homenagear, agradecer, pedir favores e pedir proteção através de movimentos com o ventre carregados de simbolismo e energia.
No Egito, a invenção da dança era atribuída a Bes, um deus-anão que protegia contra a feitiçaria e favorecia um parto rápido.
Dança no Romantismo (Século XIX) No Século XIX, com o surgimento do movimento artístico Romantismo, o balé se consolidou como forma de expressão artística. Com a ascensão da burguesia e a construção dos grandes teatros, o balé deixou os salões dos palácios, para se tornar um espetáculo.
Aspectos e Elementos da Dança Primitiva Formas: círculos, linhas, desenhos, etc. Movimentos: saltos, giros. Ornamentos: vestes de adereços (cabeças e peles de animais). Imitativas: resultado da observação do mundo exterior com a tentativa de imitá-lo.
O homem Paleolítico vivia em função dos animais e, portanto, a sua Dança se referia a eles e depois aos Deuses. Tanto as danças sagradas como as profanas existiam na Antiguidade, principalmente nas regiões junto ao mar do Mediterrâneo e no Oriente Médio.
As danças de procissão e as circulares nunca desapareceram, mas o neolítico ficou caracterizado pelas danças de pares, abraçados ou não, usando cada vez mais o abstracionismo, o domínio da técnica, tornando-se, finalmente, uma dança de exibição, ou seja: um entretenimento.
7) Paleolítico: todos trabalhavam para obter alimentos, participando da caça e coleta. Neolítico: houve a divisão de trabalho entre homens e mulheres, com os homens passando a se dedicar mais à segurança, ao pastoreio, e à pesca, enquanto as mulheres cuidavam da agricultura e da educação das crianças.
Assim, a escrita passou a ser o marco divisório entre sociedades históricas (que dominavam a escrita) e pré-históricas (que não dominavam a escrita). ... A história seria estudada, portanto, a partir do momento em que surgiram os primeiros documentos escritos.
Um dos períodos mais marcantes da história humana é a Pré-História. É chamado também de Era Ágrafa, período que antecedeu à invenção da escrita. ... Tudo o que sabemos da raça humana que viveu nesse tempo é o resultado da pesquisa de antropólogos, historiadores e arqueólogos, que reconstituíram as evoluções dessa época.
Os desenhos representavam animais e pessoas em cenas do cotidiano, como caça, agricultura e dança, além de eventos como o nascimento de um bebê ou a morte de alguém. Os animais retratados eram aqueles que serviam de alimento ou que atacavam o espaço habitado pelos homens, como bisontes, cavalos, mamutes e cervos.
As figuras desenhadas sugeriam a ideia de movimento e agilidade, como se fosse a reprodução de pessoas dançando. Assim, os desenhos foram criando formas geométricas.
Dentre as pinturas rupestres destacam-se as chamadas mãos em negativo e os desenhos e pinturas de animais. É desconhecido o motivo pelo qual os homens pré-históricos desenhavam nas paredes das cavernas. ... Para pintar, o homem produzia suas próprias tintas misturando terra com carvão, sangue e gorduras de animais.