Há quem diga que a história do marketing teve início há quase seis séculos com a invenção da prensa tipográfica de Gutemberg. Ela revolucionou a comunicação ao tornar possível a produção e a distribuição de textos em massa, ampliando o acesso a esse tipo de conteúdo.
Os anos 90 foram marcados pelo aumento da concorrência, o que fez com que o cliente passasse a ter mais opções e ser um pouco mais exigente. Nesse cenário, surgiu o Marketing 2.
O termo “marketing pessoal” só surgiu, de acordo com os especialistas, a partir da década de 1960, juntamente com a ideia trazida pelo marketing de marcas, produtos e serviços.
Anos 50. Década que marca o começo do marketing no Brasil. Era um período de industrialização e de grandes mudanças tecnológicas marcadas pelo governo de Juscelino Kubistchek. ... Essa também é a década em que começam os primeiros estudos sobre marketing nas universidades brasileiras.
Marketing é um processo social por meio do qual pessoas e grupos de pessoas obtêm aquilo de que necessitam e o que desejam com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com outros (KOTLER e KELLER, 2006). ... Marketing é o estudo do mercado.
O conceito de 4 Ps do marketing foi criado em 1960 pelo professor Jerome McCarthy, e muito difundido por Philip Kotler. ... Também conhecido como mix de marketing, representa os 4 pilares básicos de qualquer estratégia de marketing.
Peter Drucker (1909-2005) foi um consultor administrativo, analista financeiro, professor, jornalista e escritor austríaco. Foi considerado um dos maiores especialista em Administração Moderna. ... Entre 1950 e 1971 foi professor de Administração da Graduate Business School da New York University.
A relação que se dá entre as ideias de Drucker (2001) e o conteúdo estudado sobre as estruturas organizações é de interdependência. ... Tal diferenciação ocorre com a implantação de uma estrutura organizacional que seja capaz de gerar eficiência no processo produtivo.
A evolução da administração com a era da informação e do conhecimento, globalização, sustentabilidade e responsabilidade social, quarta revolução industrial e a crescente onda de novos empreendimentos são exemplos de mudanças às quais as empresas precisaram e ainda precisam se adaptar.
O estudo das organizações começou ainda no século XIX, mas foi no início do século XX que se desenvolveu e deu origem à Administração como ciência, na busca de oferecer respostas aos principais problemas organizacionais de cada época.
O fenômeno que provocou o aparecimento da empresa e da moderna administração ocorreu no final do século XVIII e se estendeu ao longo do século XIX, chegando ao limiar do século XX.
Em seu Principles of Scientific Management, Taylor enuncia cinco princípios: substituir os métodos empíricos e improvisados (rule-of-thumb method) por métodos científicos e testados (planejamento) selecionar os trabalhadores para suas melhores aptidões e treiná-los para cada cargo (seleção ou preparo)
Afinal de contas, a história da administração em nossas terras remonta ao ano de 1965 por meio da sanção da Lei nº 4.
Henri Fayol