O domínio de uma função de A em B é sempre o próprio conjunto de partida, ou seja, D=A. Se um elemento x A estiver associado a um elemento y B, dizemos que y é a imagem de x (indica-se y=f(x) e lê-se “y é igual a f de x”).
Analisando a função de forma geral, para encontrarmos o conjunto imagem, sabemos que x² com x pertencente ao real sempre será um número positivo, logo, o conjunto imagem será: Im(f) = R+ (conjunto dos números reais positivos).
Já os elementos 2 e 3 do domínio de f, possuem como imagem, respectivamente, os elementos 3 e 4, do contradomínio de f.
O domínio é o conjunto dos valores possíveis das abscissas (x), ou seja, a região do universo em que a função pode ser definida. A imagem é o conjunto dos valores das ordenadas (y) resultantes da aplicação da função f(x), ou seja, da lei de associação mencionada.
Função Sobrejetiva: Uma função f diz-se sobrejetiva se o seu contradomínio coincide com o seu conjunto de chegada.
Para a compreensão das características das funções é preciso saber algumas características das funções: domínio, imagem, contradomínio. Domínio: são os elementos do conjunto de partida, ou seja, os valores correspondentes a x. ... Como a função é A→B (de A para B) dizemos que o conjunto de partida é o A e o de chegada o B.
Três elementos básicos compõem as funções matemáticas, das mais simples até as mais complexas. São elas: domínio, imagem e função. O domínio (D) de uma função corresponde ao conjunto de partida, ou seja, o lugar “de onde partem as flechas”.