Como V = (3, 4) e F = (3, 2), a reta focal é l : x = 3 e, nessa reta, F está abaixo de V e, portanto, abaixo da diretriz L. Logo, a equação da parábola é da forma P : (x − 3)2 = −4p(y − 4).
A parábola é definida como um texto narrativo alegórico breve, onde são utilizadas situações e seres humanos para fazer uma comparação entre o que é real e fictício, transmitindo assim lições éticas e religiosas. É comum também a comparação de seres inanimados com pessoas.
Para marcar diversos pontos de uma parábola, dados o foco F e a diretriz d, traçamos por F uma reta r perpendicular a reta diretriz, e denominamos D o ponto de intersecção entre r e d. O segmento DF chama-se parâmetro da parábola. O ponto V, ponto médio de DF, será o vértice da parábola.
Qualquer ponto em uma parábola é equidistante de um ponto fixo (foco) e de uma linha reta fixa (diretriz). Para traçar uma parábola, você precisa achar seu vértice, bem como várias coordenadas de x e y em cada lado do vértice, para poder marcar o caminho que ela faz.
Parábola é uma pequena narrativa que usa alegorias para transmitir uma lição moral. As parábolas são muito comuns na literatura oriental e consistem em histórias que pretendem trazer algum ensinamento de vida. Possuem simbolismo, onde cada elemento da história tem um significado específico.
Parábolas são conjuntos de pontos. Dados o ponto P e a reta r, a parábola é o conjunto dos pontos cuja distância até P é igual à distância até a reta r. ... Esse ponto é chamado foco da parábola e não pode ser um dos pontos da reta r.
Desenhar uma curva Na guia Inserir, clique em Formas. Em linhas, clique em curva. Clique onde você deseja que a curva comece, arraste para desenhar e clique onde quiser adicionar uma curva.
Dada a função f(x) = ax² + bx + c, podemos determinar sua raiz considerando f(x) = 0, dessa forma obtemos a equação do 2º grau ax² + bx + c = 0, que pode ser resolvida pelo método resolutivo de Bháskara. O propósito de resolver uma equação do 2º grau é calcular os possíveis valores de x, que satisfazem a equação.
Determinar a raiz quadrada consiste em calcular o número que, elevado ao quadrado, gera o valor desejado. Por exemplo, a raiz quadrada do número 25 corresponde ao número 5, pois 5² é igual a 25.