Como são corrigidas as provas do Enem As provas objetivas são corrigidas por meio da leitura automatizada dos gabaritos. As questões vão recebendo pesos diferentes de acordo com os acertos e erros do participante em cada uma das quatro provas.
A frase serve apenas como identificação do tipo de caderno apresentado ao candidato. Não é considerada para fins de correção. O mesmo vale para as folhas de rascunho e marcações assinaladas no caderno.
- Se o participante esquecer de preencher a cor da prova, ele é eliminado do Enem. Mito: De acordo com o Edital, só é eliminado o participante que esquecer de preencher a cor da prova e não transcrever a frase de identificação. Esquecer apenas um dos elementos não elimina o estudante.
Enem 2020: quem marcou a cor errada no cartão-resposta vai ser eliminado? ... De acordo com nota do Inep, em sua rede social, “os candidatos que assinalaram a cor do Caderno de Questões de forma errada no cartão-resposta não serão eliminados ou prejudicados”.
Assim como no ProUni, há algumas exigências de renda, escolaridade e desempenho no Enem (nota geral acima de 450 e acima de zero na redação). Em Medicina, a nota de corte média é de 754,78 pontos, com máximo de 831 e mínimo de 720.
A exigência para concorrer às vagas no Sisu do curso de medicina na USP era de pelo menos 700 pontos em todas as cinco provas do Enem 2017.