Qual a melhor mangueira para o seu Jardim?
É uma linha de combate composta por um ou mais lances de mangueiras que conduzem água direto da expedição da bomba para o incêndio.
Conduzirá um esguicho até o local próximo ao combate. Conectará a junta da mangueira da linha de ataque ao esguicho e pedirá “ÁGUA NA LINHA DA ESQUERDA” e iniciará o combate ao fogo. Lançará a linha de ataque e entregará a ponta da mangueira ao chefe da linha da direita.
Linhas siamesas: são linhas adutoras montadas paralelamente para o suprimento de água em grandes vazões, direcionadas para um único ponto de convergência, normalmente um coletor, um canhão monitor ou uma viatura aérea.
NBR-A resposta correta é: NBR-
As mangueiras de incêndio tipo 1 (Modelo Prednyl) são destinadas a edifícios de ocupação residencial e incêndios prediais, sendo tecida em fibra de poliéster e revestida, internamente, com borracha sintética, através de vulcanização direta no tecido e com acoplamento de engate rápido storz.
A Norma Brasileira que aborda os aspectos construtivos e de desempenho das mangueiras de combate a incêndio é a norma ABNT NBR 11861. ... Nessa revisão uma das principais mudanças foi a obrigatoriedade, por parte dos fabricantes, em comercializar mangueiras de incêndio com união.
A Norma ABNT NBR 12779 Mangueiras de incêndio – Inspeção, Manutenção e Cuidados. De acordo com a Norma ABNT NBR 12779, toda mangueira de incêndio deve ser inspecionada a cada 6 meses e ser submetida a ensaio hidrostático / manutenção a cada 12 meses.
A validade de recarga dos extintores é anual o teste hidrostático do casco dos extintores é a cada cinco anos. As mangueiras de incêndio tem que ser submetidas a teste de pressão anualmente por empresas especializadas. O teste hidrostático deve ser feito a cada cinco anos.
Para saber o validade do extintor (carga) procure pelo selo do INMETRO que está fixado no próprio vasilhame (cilindro) do extintor. O selo do INMETRO tem partes destacáveis são elas que mostram a data de realização do serviço.
Em ziguezague deitada: deve ser apoiada sobre um de seus vincos e pode ser conectada a outras mangueiras para a formação de linhas de mangueira prontas para o emprego; Em ziguezague em pé: deve ser posicionada sobre ela própria; Em espiral: A partir de uma de suas extremidades, a mangueira é enrolada sobre ela própria, ...
Armazenagem. A mangueira de combate a incêndio que tenha passado em todos os testes de qualidade, definições e manutenção, estando pronta para o uso, deve ser armazenada em local seco, ventilado e segura da ação direta de raios solares ou ambientes com atmosferas agressivas.
Abrir o hidrante e esperar que a bomba jockey entre em ação para que pressurização da rede normalize; Entra a bomba principal porque a bomba jockey não tem vazão suficiente para segurar a pressão da água; Com a bomba principal em ação, as chamas são combatidas.
O Anexo E do código estabelece que, dependendo do caudal necessário, serão requeridos mais ou menos hidrantes. Por exemplo, para um caudal de 3000 gpm (11,400 L/min.) se requerem 4 hidrantes e a distância média entre hidrantes deve ser de 122 m. O hidrante deve ter uma área livre de 91 cm ao seu redor.
H1 e H2: Os hidrantes devem ser numerados a partir do mais desfavorável hidraulicamente, desta forma, os hidrantes mais desfavoráveis sempre serão numerados como H1 (hidrante mais desfavorável) e H2 (segundo hidrante mais desfavorável).
2,00 m
Existem dois tipos: o detector fotoelétrico, que mede variações provocadas pela fumaça em um feixe de luz, e o iônico. Esse segundo modelo é mais comum em casas e edifícios, porque, além de mais barato, é também mais sensível à fumaça. Ele usa um material radioativo, o amerício-241, que emite partículas alfa.
Quais os sistemas de alarme e detecção de incêndio?
Um sistema eficiente de combate a incêndio pode ter: Redes de Hidrantes. Extintores. Corrimão. Escadas com proteção adequada.
Os equipamentos de combate a incêndio mais comuns são os hidrantes, chuveiros automáticos sprinklers, as bombas hidráulicas, extintores de incêndio, alarmes, mangueiras, Iluminação de emergência, porta corta-fogo, sinalização e outros menos populares, como o abrigo contra incêndio.
O sistema de combate a incêndio é o conjunto de medidas para detectar e controlar o rastro do fogo, facilitando seu combate e garantindo a segurança da edificação, das pessoas e bens.
O sistema de detecção e alarme de incêndio, quando instalado de acordo com as normas, é a maneira mais eficaz de alertar os ocupantes do edifício que existe um problema e o local deve ser evacuado. Além disso, permite uma rápida ação por parte da brigada, a fim de, controlar o incêndio.
Os detectores elétricos são compostos por uma fonte de luz e também um sensor. Esses dois elementos são fundamentais para o funcionamento do dispositivo, já que quando existe presença de fumaça, o feixe de luz é interrompido e, assim, automaticamente, o alarme é acionado.
Existem algumas exigências gerais para a instalação do sistema: