Cortar
“Para ser utilizada no bolo, a calda precisa estar em temperatura ambiente, gelada ou fria para não interferir na estrutura da massa.” Quando a calda ainda está muito quente, ela penetra na massa, a amolece demais e pode atrapalhar na estrutura do bolo final.
6 dias
Sua utilização é bastante simples, bastando diluir a dosagem do produto em água filtrada e adicionar no final do processo de fabricação, lacrando o produto em seguida. É importante lembrar que o sorbato de potássio não deve ser adicionado em produtos com temperatura acima de 60°C, já que ele evapora se for aquecido.
O mesmo vale para as compotas. Em geral, recomenda-se a utilização de vidros para o armazenamento dos doces, e a durabilidade pode chegar a 8 meses ou mais. Mas, depois de abertos, devem, da mesma forma, ser guardados sob refrigeração e consumido em 15 dias.
Dica de conservação: Se quiser ter os doces por mais tempo, basta colocá-los em vidros próprios para conservas ou vidros com tampas metálicas que vedam bem, previamente lavados e esterilizados com água fervendo.
Conserve geleias e compotas Encha o vidro completamente e não deixe nenhuma bolha de ar no pote. Limpe a boca do pote com um pano úmido e feche-o com a tampa metálica. Aperte com força a tampa para manter o vácuo. Deixe o pote de cabeça para baixo até esfriar e guarde-o.
8 meses
Só deixar esfriar, guardar em um pote com tampa e deixar na geladeira! A validade é de 1 mês mas eu duvido que dure uma 1 semana!
5 dias
Depois de fervura, e com a ajuda da pinça, retirem os frascos da água e ponham-nos no pano. Com luvas de cozinha grossas, enroscam o frasco muito bem, com toda a força, e colocam-no em água muito fria (usem gelo na água, se possível) até arrefecer. Noutro post mostro-vos o resultado final dos meus frasquinhos.
Se quiser armazenar os doces, por até um ano fora da geladeira, esterilize novamente os vidros depois de fechados. Envolva-os em panos (assim não haverá risco de baterem uns nos outros), cubra-os com água e ferva-os por 45 minutos.
Temperatura de estocagem: Temperatura ambiente. Embalagem primária: Potes plásticos PP e vidros. Transporte: Caminhões com temperatura ambiente, seco e arejado. Conservação: Conservar em local seco e arejado.
Transfira os cajus cozidos ainda quentes para um pote de vidro esterilizado, complete com a calda até cobrir completamente as frutas. 5. Bata os potes levemente sobre a bancada para remover bolhas de ar que possivelmente tenham se formado. Tampe e mantenha na geladeira por até 15 dias.
Veja como conservar doces caseiros para garantir sua qualidade!
48 horas
Elas duram 7 dias na geladeira, segundo a nutricionista do Mais Você Daniela Meira. É bom escrever essa informação no próprio potinho tanto para seu controle, quanto para o dos clientes.
O doce deve ficar por pelo menos 5 horas gelando e, então, você vai levar a forma em fogo baixo para soltar. É importante não deixar parado para não derreter muito nem queimar. A sobremesa sai facilmente depois.