EQST

Como Calcular O Ndice Periodontal Comunitrio?

Como calcular o índice periodontal comunitário?

O Índice Periodontal Comunitário (IPC) foi obtido por meio da sondagem do sulco gengival ou bolsa periodontal de seis pontos, em cada um dos 10 dentes-índice (17, 16, 11, 26, 27, 37, 36, 31, 46 e 47), sendo que o IPC permite avaliar a condição periodon-tal quanto à higidez, sangramento e presença de cálculo ou bolsa.

Como fazer o cálculo do Índice de placa?

O calculo do índice é feito dividindo- se o número de superfícies contendo placa pelo número total de superfícies examinadas.

O que é o índice ceo?

Assim, o índice ceo-d é o correspondente ao CPO-D em relação à dentição decídua, mas inclui só os dentes cariados (c), com extração indicada (e) e obturados (o), excluindo os extraídos devido às dificuldades em separar os que o foram por causa de cárie dos perdidos pelo processo natural de esfoliação dentária.

Quais são as idades consideradas para aferir o CPI e o PIP?

5.EXAME PERIODONTAL EM LEVANTAMENTOS EPIDEMIOLÓGICOS A condição periodontal é avaliada com a utilização de três indicadores: os índices CPI, para as idades de 12, 15 a 19, 35 a 44 e 65 a 74 anos, PIP, para 35-44 e 65-74 anos e uma verificação de alterações gengivais (AG) na idade de 5 anos.

Por que o índice CPO D normalmente é realizado em crianças de 12 anos?

Número médio de dentes permanentes cariados, perdidos e obturados, aos 12 anos de idade, em determinado espaço geográfico, no ano considerado. A cárie dental corresponde ao código K02 da CID-10. Estima o risco de ataque da cárie dental à dentição permanente.

Qual o índice para avaliar a cárie dentária em dentes permanentes?

O índice "CPO em 2 Hemiarcos" (CPO2Hemi) corresponde ao número médio de dentes permanentes atacados pela cárie, nos hemiarcos superior esquerdo e inferior direito, calculado multiplicando-se por dois o valor do CPOD obtido nos dois hemiarcos.

Como a presença de flúor na água potável de consumo pode influenciar no índice de cárie?

Nas águas de abastecimento Isso porque a quantidade correta de flúor aplicada à água combate a formação da cárie. Teores de flúor baixos não reduzem o problema. Teores altos, por sua vez, são igualmente prejudiciais e podem levar à fluorose.

Qual é a importância de adicionar flúor a água?

A fluoretação da água é reconhecida como um importante fator para o declínio da prevalência da cárie dentária. Portanto, além de ser mantida, deve ser monitorada, a fim de que o teor de flúor seja mantido dentro dos padrões adequados para o controle da cárie e prevenção da fluorose dentária.

Qual é o papel do flúor na água?

A fluoretação é o acréscimo controlado de um composto de flúor à água de abastecimento público com a finalidade de atuar no controle da cárie dentária, sendo uma das principais e mais importantes medidas de saúde pública..

Como o flúor age no combate à cárie?

Como o flúor atua? O flúor ajuda a prevenir as cáries de duas maneiras distintas: O flúor se concentra nos ossos em crescimento e nos dentes em desenvolvimento das crianças, ajudando a endurecer o esmalte dos dentes de leite e permanentes que ainda não nasceram.

Qual a importância do flúor nos dentes?

Segundo o profissional, o flúor ajuda a fortalecer o esmalte dentário do processo de desmineralização, ou seja, a perda de minerais, por conta dos alimentos ácidos, como vinagre, suco de laranja, refrigerante, entre outros, que consumimos no dia a dia.

Porque o flúor é importante para os dentes?

Para que serve a aplicação do flúor nos dentes. O flúor é um elemento químico muito importante para evitar a perda de minerais pelos dentes e impedir o desgaste causado por bactérias que formam a cárie e por substâncias ácidas presentes na saliva e na alimentação.

Como o flúor protege os dentes?

O flúor previne o aparecimento de cáries ao fortalecer o esmalte do dente, uma vez que ele reduz a velocidade de desmineralização. O flúor reage com a matriz mineral da superfície do esmalte, formando fluorapatita, que é menos solúvel em ácido do que a hidroxiapatita.

Para que serve o flúor em gel?

O flúor é na verdade a melhor prevenção para as cáries, já que atua no esmalte dentário, onde ele adere e ajuda na chamada remineralização, favorecendo a produção de cálcio e potássio e fortalecendo o esmalte. ...

Como usar o flúor em gel?

De modo geral, a aplicação desse gel é feita com o auxílio de uma escova, assim como fazemos em nossas casas com o creme dental. Outras alternativas são o uso de moleiras, de verniz ou a utilização de um enxaguante bucal muito concentrado. A escolha será feita em conjunto entre o dentista e o paciente.

Qual o problema de ingerir flúor?

A severidade dos sintomas depende da quantidade de flúor ingerida. Estes incluem dor abdominal, diarreia, disfagia, hipersalivação, lesão da mucosa, náuseas, vómito; anormalidades de Electrólitos, incluindo hipercaliemia, hipocalcemia, hipoglicemia e hipomagnesemia podem ocorrer.

Qual é a melhor pasta de dente?

As 4 Melhores Pastas de Dente em 2019

  1. Creme dental Close Up Proteção Bioativa - 90g.
  2. Gel dental infantil Malvatrikids Baby - 70g. ...
  3. Creme dental Colgate Total 12 Clean Mint - 90g. ...
  4. Creme dental Sensodyne Branqueador Extra Fresh - 50g. ...