CALCULANDO O ÍNDICE DE DEFICIÊNCIA DE HIDROGÊNIO
O cálculo do IDH pode ser feito por mais de um método, destacando-se: a) pela aplicação da expressão : IDH = (C - M/2) + T/2 + 1, C = número de átomos de carbono; M = número de átomos monovalentes e T = número de átomos trivalentes.
As ligações duplas e os anéis de contar para um grau de insaturação cada um, e ligações triplas contar para dois graus cada. Se a molécula tem zero graus de insaturação, você sabe que não há ligações duplas, triplas ligações, ou anéis na molécula.
O jeito mais prático de descobrir o número de hidrogênios que ficar em cada molécula de carbono é montando a forma estrutural do composto. e o composto é um hidrocarboneto, portanto devemos completar as ligações para que cada carbono tenha 4 ligantes, ≡ .
Resposta. Resposta: Os 6 átomos de carbono do anel benzênico são insaturados. O único carbono saturado é o do radical metil.
Carbono primário: ligado diretamente, no máximo, a 1 outro carbono; Carbono secundário: ligado diretamente a 2 outros carbonos; Carbono terciário: ligado diretamente a 3 outros carbonos; Carbono quaternário: ligado diretamente a 4 outros carbonos.
O carbono pode ser classificado de acordo com o tipo de ligação que o une ao restante da cadeia carbônica. - Carbono saturado: ligado apenas por ligações simples, denominadas de sigma (σ). ... - Carbono insaturado: presença de uma ligação dupla - denominada de pi (π) - ou tripla entre carbonos.
Primários: Carbonos ligados diretamente a somente um carbono. Identifique na figura acima os carbonos circulados em vermelho, repare que eles se encontram nas extremidades da cadeia. Secundários: Carbonos ligados diretamente a dois outros carbonos.
Os átomos de carbono têm como característica principal a propriedade de se unirem formando estruturas denominadas cadeias carbônicas. ... Cadeia carbônica é o conjunto de todos os átomos de carbono e de todos os heteroátomos que constituem a molécula de qualquer composto orgânico.
o carbono
Os compostos orgânicos, em sua maioria, também podem ser formados por elementos químicos como oxigênio, hidrogênio e nitrogênio e, alguns poucos, contêm fósforo e enxofre. Tais átomos, dentro da Química Orgânica, são chamados de elementos organógenos.
As substâncias naturais orgânicas são aquelas produzidas pelos seres vivos (animais ou vegetais), tais como carboidratos, lipídios e proteínas. As substâncias orgânicas são aquelas que são formadas pelo elemento carbono.
Substâncias orgânicas são aquelas que apresentam o átomo de carbono. Por exemplo: vitaminas, carboidratos, proteínas, lipídios, ácidos nucleicos e enzimas.
Os seres vivos são constituídos de substâncias orgânicas e inorgânicas. Essas são a água e os minerais; e aquelas, os carboidratos, lipídios, proteínas, vitaminas e ácidos nucleicos.