Como calcula carga glicmica? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
O cálculo é simples: multiplica-se o valor de índice glicêmico pelo número de gramas de carboidratos e divide por 100.
Como diminuir a carga glicêmica?
Utilizar suco de limão ou vinagre na hora de preparar a refeição, por exemplo, pode reduzir o índice glicêmico, enquanto cozinhar massas por longos período o eleva. Frutas mais maduras também costumam ter maior índice glicêmico. Por fim, preste atenção à composição da refeição.
Quais alimentos tem alta carga glicêmica?
São considerados de baixa carga glicêmica os alimentos que apresentam valores ≤ 10 e de alta carga glicêmica os alimentos ≥ 20 (1,2). São exemplos de alimentos de alto índice glicêmico o arroz branco, farinhas refinadas, sacarose, produtos industrializados e açucarados.
Como reduzir o índice glicêmico da banana?
Para reduzir o índice glicêmico de qualquer fruta, a dica é consumi-las com alimentos fontes de fibras, proteínas e gorduras. Assim, o carboidrato das frutas será absorvido lentamente e o pico de insulina será menor.
Qual a aplicação da carga glicêmica é índice glicêmico no exercício?
Nesse sentido, a carga glicêmica ajusta o valor do índice glicêmico ao tamanho da porção que será consumida. Ou seja, a carga glicêmica classifica os alimentos com base no seu potencial de aumento da glicose sanguínea associado às refeições.