Existem inúmeros testes para medir essa capacidade física, sendo que, os mais usados são o Teste de Resistência Abdominal e o Teste de Apoio de Frente Sobre o Solo. Esses testes consistem em executar o máximo de repetições do exercício no espaço de tempo de um minuto.
classificados em teste dinâmicos (isotônicos), estáticos (isométricos) e isocinéticos. muscular. de peso.
Objetivo: Um dos fundamentos da atividade física é o diagnóstico das funções e das capacidades condicionantes, seja em atletas ou não-atletas, por isso a avaliação das capacidades neuromusculares também é de alta importância, por proporcionar tanto a atletas, quanto a não atletas, diagnóstico de uma importante ...
A aptidão neuromuscular é um dos componentes de aptidão física relacionada à saúde e performance ou desempenho esportivo. Quando relacionada à saúde abrange a flexibilidade, força e resistência muscular.
As doenças neuromusculares incluem um grupo de enfermidades de etiologia hereditária ou adquirida, muitas vezes com caráter progressivo, que podem afetar os componentes do sistema nervoso periférico , responsável por conduzir as informações de movimento e sensibilidade através da medula espinal, dos nervos e músculos.
O CÁLCULO DA FLEXIBILIDADE É UM MÉTODO DE VERIFICAÇÃO E NÃO DE DIMENSIONAMENTO DIRETO, OU SEJA, DESENHA-SE UMA DETERMINADA CONFIGURAÇÃO E, EM SEGUIDA, VERIFICA-SE A FLEXIBILIDADE. Se as tensões ou as reações estiverem acima dos valores admissíveis, duas soluções podem ser tentadas, na seguinte ordem de preferência: 1.
Flexibilidade pode ser definida como a capacidade de a estrutura muscular esquelética se estender, sem danos, ferimentos ou lesões e com ampla movimentação numa articulação ou grupos de articulações como a capacidade de uma articulação mover-se com facilidade em sua amplitude de movimento.
Educação Física Darido e Souza Júnior afirmam que “é a capacidade de aproveitar as possibilidades de movimento articulares, os mais amplos possíveis, em todas as direções”. Isso significa que flexibilidade é qualquer forma de fazer com que seus movimentos – quaisquer que sejam – atinjam uma maior amplitude.
A flexibilidade muscular é um fator importante tanto para a realização de atividades funcionais quanto para a obtenção de uma boa performance atlética. Ela pode ser definida pela capacidade que o músculo tem de se alongar, permitindo que uma ou duas articulações em série aumentem sua amplitude de movimento.
Veja as melhores atitudes para aumentar sua flexibilidade
O que fazer para melhorar a flexibilidade corporal?