Quando ACTH Considerado Baixo?

Quando ACTH considerado baixo

O ACTH é um hormônio produzido pela hipófise e tem como função estimular a produção de hormônios esteroides pelas glândulas suprarrenais e pituitária, como cortisol, aldosterona e androgênios.

Riscos E Efeitos Colaterais Do Teste De ACTH

Os altos níveis deste hormônio normalmente estão associados ao alto nível também do cortisol. E o aumento do ACTH se devem principalmente a algumas condições de saúde que causam isto.

Não há nenhuma recomendação especial após o exame. O paciente pode fazer suas atividades normalmente. Caso a amostra de sangue seja utilizada para outros testes que exigiam jejum, o paciente poderá se alimentar após a coleta.

Acompanhar os níveis de ACTH no organismo é importante em casos de sintomas relacionados ao desequilíbrio na produção de cortisol, seja ele baixo ou alto. A seguir, saiba mais sobre o exame que mede o índice desse hormônio e quais os possíveis impactos dos resultados na saúde.

Exame de ACTH: quando fazer

<strong><strong>Exame de ACTH: quando fazer</strong></strong>

A maioria das pessoas perde peso, fica desidratada, não tem apetite e apresenta dores musculares, náusea, vômito e diarreia. Muitas ficam intolerantes ao frio. A menos que a doença seja grave, os sintomas tendem a aparecer apenas durante os momentos de estresse. Períodos de hipoglicemia, com nervosismo e fome extrema por alimentos salgados, podem ocorrer, especialmente em crianças.

Quando o hipopituitarismo ocorre devido por conta de um, a pessoa pode também apresentar sintomas associados com a compressão de nervos e células vizinhas. O tumor pode afetar os nervos que controlam a visão, causando sintomas como perda de visão para algumas áreas localizadas ou visão dupla.

Valor de referência

Quando os níveis de cortisol no sangue diminuem, o hipotálamo produz o hormônio liberador da corticotrofina, este estimula a produção de ACTH que por sua vez estimula a produção de cortisol nas glândulas suprarrenais.

As pessoas com insuficiência adrenal não conseguem produzir os corticosteroides a mais que são necessários quando o organismo está estressado. Portanto, essas pessoas ficam suscetíveis a sintomas e complicações graves quando enfrentam doenças, cansaço extremo, lesões graves, cirurgias ou, possivelmente, estresse psicológico grave.

Quais Sintomas Sinalizam Para Desregulação Nos Níveis De Acth

<u>Quais Sintomas Sinalizam Para Desregulação Nos Níveis De Acth</u>

Os níveis de ACTH no sangue são medidos para ajudar a detectar, diagnosticar e monitorar condições associadas com a produção excessiva ou deficiente de cortisol no corpo. Estas condições incluem:

O Tua Saúde, marca do Grupo Rede D'Or, é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar. Também facilitamos o acesso ao atendimento médico personalizado. As informações publicadas não devem ser utilizadas como substituto ao diagnóstico ou tratamento especializado, e não dispensam a consulta com um médico.

Resultados

Os sintomas de insuficiência adrenal secundária são semelhantes aos da doença da Addison, exceto que as manchas escuras na pele estão ausentes e a desidratação não costuma ocorrer. A insuficiência adrenal secundária é diagnosticada por meio de exames de sangue. Diferentemente da doença de Addison, na insuficiência adrenal secundária, as concentrações de sódio e potássio tendem a ser próximas ao nível normal e os níveis de ACTH são baixos. A insuficiência adrenal secundária é tratada com corticosteroides sintéticos, como hidrocortisona ou prednisona.

“A dosagem de ACTH, em conjunto com o cortisol, consegue esclarecer se o problema é na glândula adrenal [que produz o cortisol] ou na hipófise. Desse modo, ACTH alto com cortisol baixo e ACTH baixo com cortisol alto indicam problemas primários na adrenal. ACTH baixo com cortisol baixo e ACTH alto com cortisol alto indicam que as alterações são na hipófise”, explica Odilon.

Altos Níveis de ACTH

É possível que a hipófise não produza ACTH devido a um tumor, infecção ou lesão. Além disso, tomar corticosteroides por mais de algumas semanas impede que a hipófise produza uma quantidade suficiente de ACTH, de modo que as glândulas adrenais não são adequadamente estimuladas.

Os sintomas acima são frequentemente acompanhados de alterações como baixa pressão arterial, hipoglicemia, deficiência de sódio, altos níveis de potássio e cálcio no sangue.

Resultados do exame de ACTH são melhor interpretados quando pedidos em conjunto com a dosagem de cortisol. A tabela abaixo indica os padrões comuns de ACTH e cortisol e suas indicações:

(Doença de Addison)

Uma crise adrenal pode ocorrer caso a insuficiência adrenal não seja tratada. Dores abdominais graves, fraqueza extrema, pressão arterial extremamente baixa, insuficiência renal e choque podem ocorrer. Uma crise adrenal ocorre muitas vezes quando o corpo é submetido a estresse, como em um acidente, lesão, cirurgia ou infecção grave. Se a crise adrenal não for tratada, ela pode ser rapidamente fatal.

O exame é feito preferencialmente pela manhã, uma vez que os valores de referência geralmente são baseados na coleta deste horário. Converse com seu médico ou médica sobre o melhor horário para fazer o teste de ACTH no seu caso.

O que que é insuficiência adrenal?

A Insuficiência Adrenal (IA) é uma patologia de etiologia diversa que está associada à baixa produção dos glico e mineralocorticóides, hormônios produzidos no córtex das glândulas adrenais. Pode-se ter vários tipos de insuficiência adrenal e ainda várias classificações.

Qual é a função da supra renal?

A principal função das glândulas suprarrenais é a produção de hormônios, os quais participam da regulação dos níveis de sódio, potássio e água do organismo, do metabolismo dos carboidratos e nas respostas do corpo em situações de stress.

Quais são os hormônios produzidos pelas supra renais?

A medula suprarrenal é responsável pela produção de adrenalina e noradrenalina. Os dois hormônios são liberados em grandes quantidades no organismo depois de fortes reações emocionais (como susto, medo, estresse) e provocam aumento dos batimentos cardíacos e pressão arterial, constrição dos vasos, etc.

O que é estresse adrenal?

A fadiga adrenal é um termo utilizado para descrever a dificuldade do organismo para lidar com níveis elevados de estresse por muito tempo, causando sintomas como dor no corpo todo, dificuldade para concentrar, vontade de comer alimentos muito salgados ou cansaço persistente, mesmo tendo dormido bem.

O que pode ser um tumor na glândula Supra-renal?

O câncer suprarrenal na maioria das vezes é diagnosticado por dois motivos. Um: alterações causadas no corpo pela produção dos hormônios, como ganho de peso e retenção de líquidos, puberdade precoce em crianças ou crescimento de pêlos faciais ou corporais em excesso em mulheres.

Qual é a diferença entre adenoma e adenocarcinoma?

Embora tanto o adenoma como o adenocarcinoma se desenvolvam como um supercrescimento de células, eles não são a mesma coisa. A principal diferença é que os tumores benignos não se espalham para outros órgãos ou tecidos, enquanto o adenocarcinoma maligno pode se espalhar.

O que causa o adenocarcinoma?

Em outras palavras, os adenocarcinomas podem ser causados pela combinação de múltiplos fatores, como poluição, contato com substâncias químicas, alterações hormonais, mutações genéticas, condições imunológicas, etc.