Finalmente em 386, Santo Agostinho converteu-se de vez ao cristianismo, recebendo o batismo das mãos de Santo Ambrósio durante a vigília pascal, juntamente com seu filho Adeodato.
Agostinho teve influência de Platão na sua Teoria das Idéias a qual diz que podemos chegar ao conhecimento de duas formas pelo sensivel e inteligivel; Agostinho vai usar isso e criar Teoria do Conhecimento Agostiniano da Iluminação e essa teoria tem duas etapas.
As principais ideias de santo Agostinho: O livre arbítrio Quando Deus começou a ser ausente de alguma forma. Segundo santo Agostinho, e este é mais um tema importante de filosofia medieval, Deus fez as criaturas intelectuais com liberdade. As fez com a possibilidade de escolherem.
A doutrina da Iluminação divina caracteriza-se por uma luz que não é material e que se atinge quando do encontro com o conhecimento da verdade para que o homem possa ter uma vida feliz e beata.
apenas pela fé em Deus. pela recordação da alma que estava junto a Deus. ... pelos sentidos e pelo intelecto.
O monge dominicano Tomás de Aquino, canonizado pela Igreja Católica, foi o mais importante representante da filosofia Escolástica. Grande comentador de Aristóteles, o pensador utilizou a filosofia aristotélica para fundar um novo pensamento durante a Escolástica.
A concepção de Agostinho de Hipona a respeito da origem do mal tem por fundamente retirar de Deus qualquer responsabilidade de ser o autor do mal e mostrar que o responsável pela origem do mal é o próprio homem por meio do seu livre-arbítrio da vontade.