A justificativa costuma ser um texto curto (cerca de 100 a 200 palavras), geralmente de um único parágrafo, que serve para apresentar um argumento muito convincente para aquele patrocinador específico. ... Você deve argumentar de forma lógica, clara e direta porque vale a pena financiar a sua ideia e não outra.
A justificativa de uma pesquisa serve para você expressar, por meio de um texto breve, organizado em um único parágrafo quando integrado ao texto da introdução, no caso de um artigo científico, a relevância do estudo desenvolvido. A justificativa deve abordar dois aspectos: relevância e originalidade.
Pontos que vão te ajudar a escrever a justificativa do TCC:
Deve indicar: importância geral do tema; importância do tema no contexto específico; contribuições teóricas que o trabalho pode trazer; possíveis respostas/soluções para problemas gerais e/ou específicos; possíveis modificações que poderão ser geradas a partir deste estudo.
Justificativa: é o momento de responder às perguntas: por que esse tema é importante? Como essa pesquisa contribui na sua área e na sua formação? Quais devem ser o resultados esperados para a pesquisa? Se possível mostre qual será o impacto da sua pesquisa e mesmo dados e estatísticas para provar a relevância do tema.
O projeto de mestrado deve ser sucinto, objetivo e as ideias devem ser bem defendidas e explicadas, para que a banca julgadora não tenha dúvidas sobre a relevância do trabalho e os meios aos quais a pesquisa será realizada.
O que deve conter em uma justificativa Nesse item, você contextualiza o tema de sua monografia e demonstra o porquê de sua iniciativa de fazer essa pesquisa além de mostrar sua relevância. Sendo assim, espera-se que neste ponto fique bem claro em que culminará sua pesquisa, aquilo que levou você a escrever sua tese.