Folha - A planta do feijão apresenta dois tipos de folhas:as folhas primárias (primeiras folhas da planta, na fase de plântula) e as demais folhas, denominadas trifolioladas porque são contituídas de três folíolos.
Deve-se ressaltar que a folha de qualquer outra hortaliça é incluída na alimentação humana como complemento de fibras, vitaminas e minerais. Assim, as folhas de feijão não seriam importante fonte protéica, mas, essencialmente, de fibras e minerais.
Também conhecido como feijão de corda, o feijão fradinho tem grãos pequenos e de cor branca, apresentando uma manchinha preta conhecida como “olho”. Essa variedade é utilizada no acarajé, um dos pratos mais típicos da culinária baiana, e no baião-de-dois.
Coloque o feijão lavado numa panela comum e leve ao fogo alto. Quando ferver, desligue e tampe. Deixe assim por uma hora, para hidratar os grãos. Depois é só escorrer e está pronto para cozinhar.
As medições do tamanho da vagem indicaram a medida de 10,59 cm para o comprimento e 0,88 cm para a largura (média de 50 vagens).
A semente tem 8 milímetros de comprimento.
- 90% das cultivares de feijão do grupo comercial preto apresentam flores de coloração violeta. - Cultivares de feijão do grupo carioca apresentam flores de coloração branca, porém alguns têm cor violeta, devido a introdução do caráter porte ereto.
Flores brancas e vermelhas de um feijão de corda.
90 dias
Entre linhas, recomenda-se a distância de 50 centímetros, com a inserção de uma única semente por cova, a 4 centímetros de profundidade. Já o espaçamento entre plantas deve ser de aproximadamente 10 centímetros de distância para evitar competição entre feijoeiros. A germinação ocorre 15 dias após a semeadura.
Uma semente leva uma média de 11 dias para germinar acima do solo, embora possa ser de três a 40 dias. As plantas tem então uma média de seis semanas para gerar flores, e devem produzir vagens menos de duas semanas após a fase de floração.