A criança tem em sua dentição decídua ou primária 20 dentes (incisivos centrais, incisivos laterais, caninos e molares – superiores e inferiores – não há na dentição decídua os dentes pré-molares), os chamados dentes de leite. Excetuando casos específicos, eles nascem entre 4 e 7 meses de idade.
Os pré-molares são dentes da mastigação, devido a sua parte oclusal. Possuem forma de pentágono, são menores que o canino, tem as suas bordas convergentes, as arestas mesial e distal são semelhantes. O 1º pré-molar é maior que o 2º pré-molar. Os pré- molares só são encontrados na dentição permanente.
Esses dentes caem entre os 9 e os 12 anos de idade. Os últimos oito dentes a nascer são os primeiros e os segundos molares - quatro de cada. Os primeiros molares superiores podem levar mais tempo para emergir (13 a 19 meses), enquanto os primeiros inferiores começam mais tarde e terminam mais cedo (14 a 18 meses).
Normalmente, os primeiros dentes de leite começam a cair no período entre 4 e 6 anos de idade. Quando um dente começa a cair, leva cerca de um mês até o fim do processo. Enquanto isso, os dentes vão ficando moles e a raiz se desprende, naturalmente, da gengiva da criança.
Por volta dos 6 anos de idade, os dentes de leite começam a cair e são substituídos por dentes permanentes. Os primeiros dentes da dentição permanente a aparecerem na boca são os primeiros molares, como mostra a Figura 1.
Depois de erupcionados todos os dentes de leite, irrompem os quatro (4) Primeiros Molares permanentes, dois na arcada dentária superior e dois na inferior, o que ocorre em redor dos 6 anos de idade, mas pode acontecer aos 5 ou aos 7 anos de idade. Geralmente os inferiores nascem primeiro.
Os primeiros dentinhos começam a cair de forma natural por volta dos 6 anos de idade, pela mesma ordem que surgiram. Dessa forma, é comum que os primeiros dentes a cair sejam os dentes da frente, já que esses são os primeiros dentes a aparecer na maior parte das crianças.
Eles normalmente nascem aos 6 meses de vida. – Quantos dentes tem uma criança: normalmente o último dente de leite da criança nasce aos 2 anos.
De acordo com a American Dental Association, em uma dentição normal, todos os 32 dentes permanentes já nasceram por volta dos 21 anos de idade, substituindo os primeiros 20 dentes decíduos ou "dentes de leite".
Os dentes superiores surgem cerca de um mês depois. Mas só lá pelos três anos é que seu filho deve ter todos os 20 dentes de leite na boca.
Geralmente, eles crescem na fase dos seis meses, podendo ir até os dois anos, variando de acordo com cada criança. Ao completar as 20 unidades, a arcada infantil fica concluída.
A demora do nascimento do dente permanente pode ocorrer quando o dente de leite caiu antes do período ideal, devido a uma pancada ou presença de cáries, por exemplo. Neste caso, o dente permanente só deve surgir na época prevista, que pode variar entre os 6 e os 12 anos, dependendo do dente afetado.
Mas, uma coisa é certa. Os dentes não têm data de validade e deveriam durar a vida inteira. Por outro lado, a saúde bucal depois dos 40 depende também do estado geral de saúde da pessoa. Por isso, o dentista é um importante aliado para acompanhar e ajudar no enfrentamento desses desafios.
Dor e salivação Dor, agitação, muita salivação (conhecida popularmente como “excesso de baba”) — tudo acompanhado de muito choro —, aparecem entre um a dois meses do primeiro dentinho rasgar a gengiva. Para amenizar a dor e a agitação, dê mordedores que massageiam a coçam a gengiva.
No entanto cuidado com pedaços, como cenoura ou pepino. Corte pedaços pequenos para que o bebe não engasgue. Com o dedo limpo, esfregue a gengiva do bebe na região onde o dente está nascendo, isto trará alivio. Salivação excessiva é parte do processo de rompimento da gengiva pelos dentes.
Isso porque, sem acompanhamento e higiene adequados, esses dentes camuflam encrencas graves. Embora a maioria só procure o dentista depois de sentir a dor provocada quando o siso rasga a gengiva, especialistas indicam que o melhor período para retirá-lo é entre os 15 e os 18 anos, antes de ele irromper.
Estimular a gengiva com alimentos que precisam da mastigação, como frutas, brócolis e outros vegetais bem cozidos, facilita muito a erupção dos dentes. Além disso, quando o dente rasga, a gengiva pode inflamar, deixando o bebê irritado, e esses alimentos podem ajudar e tornar esse momento menos doloroso.
Nenê Dent® N pode ser utilizado até a erupção de toda a primeira dentição (dentes de leite) e, posteriormente, quando surgirem os molares. Siga corretamente o modo de usar. Em caso de dúvidas sobre este medicamento, procure orientação do farmacêutico.
Normalmente, após a queda o dente de leite, o dente permanente demora cerca de 1 mês para nascer. No entanto, se o dente de leite cair e o dente permanente não surgir mesmo após 1 ano pode ser necessário colocar uma contenção para manter o espaço necessário para o crescimento dos dentes permanentes.
Algumas opções caseiras para aliviar as dores do nascimento dos dentinhos são:
Camomila e analgésicos indicados ajudam a amenizar os incômodos. Para aliviar todo esse desconforto existem alguns medicamentos naturais e farmacêuticos que podem dar conta dos sintomas, como a camomila, a calêndula e analgésicos.
Os primeiros dentes do bebê normalmente surgem a partir dos 6 meses de idade e pode ser facilmente notado, uma vez que pode deixar o bebê mais agitado, com dificuldade para comer ou dormir, por exemplo.
O remédio mais conhecido é a Camomilina C, que é um composto natural que ajuda a aliviar a dor. A Camomilina C é um feito à base de camomila e alcaçuz, que ajudam a aliviar a dor, coceira e desconforto do bebê, por suas propriedades terapêuticas como ação anti-inflamatória, antioxidante, analgésica e antisséptica.
Camomilina® C deve ser utilizada em crianças na fase de primeira dentição. Administrar 1 cápsula a cada aplicação, duas vezes ao dia ou a critério médico. A cápsula não deve ser ingerida. Ela deve ser aberta cuidadosamente e o seu conteúdo deve ser administrado diretamente na área afetada da gengiva.
Ramos de brócolis, cenoura e frutas em palito estimulam a gengiva e ajudam o processo de nascimento dos primeiros dentes.
Mantenha-o hidratado. Se ele pular várias refeições, entre em contato com o pediatra. Além disso, ele não consegue comer os alimentos que geralmente adora, porque causam dor na gengiva. Se seu filho já está comendo alimentos sólidos, tente oferecer algo mole, como iogurte, que não precisa ser mastigado.