Uma das estratégias utilizadas por um narcisista manipulador para dominar alguém é fazer constantes comparações com os outros, destacando o que essa pessoa não tem. A comparação constante é uma forma de menosprezar e humilhar.
Algumas características são marcantes no narcisista: egoísmo, egocentrismo, presunção, individualismo, ausência de empatia, menosprezo aos outros. Esse conjunto faz com que ele se comporte, na maioria das vezes, de forma abusiva e arbitrária, sobretudo nos seus relacionamentos íntimos.
Narcisistas são atraentes, charmosos e não poupam elogios. ... Só um detalhe: o narcisista nunca vai te descartar definitivamente. Você estará na lista de backups, e não se assuste se, exatamente quando você estiver melhorando, a pessoa abusiva aparecer do nada, e te levando novamente ao sofrimento.
As pessoas com transtorno de personalidade narcisista são caraterizadas por grandiosidade persistente, necessidade excessiva de admiração, e um desdém e falta de empatia para com outros. Esses indivíduos, geralmente, apresentam arrogância, um sentimento de superioridade, e comportamentos de busca por poder.
Uma pessoa narcisista, geralmente sente uma extrema necessidade de atenção, admiração e perfeição. Ela possui um amor incrivelmente excessivo por si mesma e tudo que ela toca, dá ou quer, é em porções exageradas. Quer um sinal bastante claro de um narcisista? Ele parece ser bom demais para ser verdade.
Transtorno de personalidade narcisista é um dos vários tipos de transtornos de personalidade. Trata-se de uma condição mental em que as pessoas têm um senso inflado de sua própria importância, uma profunda necessidade de atenção e admiração excessivas, relacionamentos conturbados e falta de empatia pelos outros.
Essa pessoa quer elogios, mas estes devem ser dados apenas quando merecer. As críticas dever expressadas com delicadeza, mas também com sinceridade. É importante fazer a pessoa sentir que não é ela quem está sendo questionada, mas suas ações. Embora não demonstre, a pessoa com atitude narcisista sofre muito.
Comportamentos comuns entre namorados narcisistas Uma namorada narcisista pode demonstrar ego bastante inflado, esperar sempre por elogios e ter dificuldade em reconhecer suas qualidades. Cuidado para que a autoestima não saia comprometida da relação.
Procure estabelecer limites na convivência. Converse com a pessoa e abra o jogo. Não permita que ela o trate como bem entender. Procure sempre incentivar o narcisista a ser uma pessoa melhor, a pensar mais no outro, na dor do próximo.
Conviver com um narcisista pode ser tóxico e frustrante. A pessoa tem uma atitude pretensiosa e sem limites que acaba atraindo. Ao mesmo tempo, esse fascínio por si mesmo deixa pouco ou nenhum espaço para você – a menos que isso o beneficie diretamente, claro.
2) Encontre palavras-chave. Ao invés de falar diretamente sobre narcisismo, encontre palavras-chave relacionadas a comportamentos e características da personalidade recorrentes, que podem ser repetidas incansavelmente em diálogos e ocasiões onde se faz necessário abordar o assunto.