Em um triângulo, além das mediatrizes, podemos construir medianas, que são segmentos de retas que também passam pelo ponto médio dos lados. A diferença é que enquanto a mediatriz forma um ângulo de 90º com o lado, a mediana une o vértice ao ponto médio dos lados opostos formando um ângulo que pode ou não ser de 90º.
Em um triângulo qualquer, é possível traçar as três medianas, cada uma delas partindo de um dos vértices. Quando traçamos simultaneamente as três medianas, as três se encontram em um único ponto. Esse ponto, representado por G, é o baricentro.
Resposta
Para definirmos o baricentro, devemos somar os três vértices do triângulo e, depois, dividir o resultado por 3. G = (-4/3,2). d = √109/3.
Significado de Triângulo substantivo masculino [Matemática] Polígono de três lados e três ângulos. (A área de um triângulo é igual à metade do produto de sua base pela altura.).
Polígonos - como triângulos, quadrados e retângulos - não são os únicos corpos geométricos com arestas e vértices. ... Todas as junções entre as paredes (ou seja, os lados dos retângulos e dos quadrados) são as arestas. E os cantinhos da caixa são os vértices.
Relação de Euler
A fórmula de Euler é dada pela expressão V + F -A = 2, onde V, F e A são, respectivamente, o número de vértices, faces e arestas do poliedro.
Resposta: F + V = A + 2, onde F é o número de faces, V o número de vértices e A o número de arestas.
Número de arestas em um poliedro convexo Assim, o número de arestas é dois a menos do que a soma do número de vértices e de faces. Por exemplo, um cubo tem 8 vértices e 6 faces, logo possui 12 arestas.