crossorigin="anonymous">
Segundo o Ministério de Minas e Energia do Brasil, o minério de ferro representa 93% das exportações do setor de mineração do país. Sua maior utilidade é a de ser matéria-prima para produção do aço. Manganês: Semelhante ao minério de ferro, o manganês serve de matéria-prima para a produção do aço.
Explicação: O ar injetado queima o carbono na forma de monóxido de carbono (CO) e dióxido de carbono (CO₂) em um processo que dura aproximadamente 20 minutos. Elementos como manganês, silício e fósforo são oxidados e combinados com cal e óxido de ferro, formando a escória que sobrenada o aço liquefeito.
O ferro obtido nas siderúrgicas não é puro, mas possui de 2 a 5% de carbono em sua constituição e é chamado de ferro-gusa. Assim, antes de ser transformado em aço, o ferro precisa ser purificado. Uma das formas de se fazer isso é por injetar gás oxigênio no interior do alto-forno onde o ferro é produzido.
O processo de reciclagem do aço é relativamente simples. Primeiro é realizada uma triagem para separar possíveis impurezas. Depois é feita a classificação do aço, seleção e prensagem. Depois de prensado, o aço é enviado para uma usina siderúrgica que derreterá o material e o reaproveitará na produção do aço novo.
Resposta. O aço é 100% reciclável. Sua sucata pode ser transformada infinitas vezes em um novo aço sem perda de qualidade. O metal pode ser fabricado a partir da combinação minério de ferro e carvão, aquecidos em alto-forno, ou por meio da reciclagem da sucata de aço, feita em forno elétrico.
o calcário (caco3) é um dos componentes responsáveis pelo surgimento do ferro porque o ferro não existe na natureza, em forma normal. Ele tem importância porque ele forma o óxido de ferro, que vai reagir com outras substâncias tendo como produto final o ferro.
O calcário atua como fundente, ou seja, ele reage pela sua natureza básica com as substâncias estranhas ou impurezas contidas no minério e no carvão – geralmente de natureza ácida – diminuindo o seu ponto de fusão e formando a escória, subproduto do processo clássico do alto-forno, em outras palavras, o calcário reage ...
O gusa é o produto imediato da redução do minério de ferro pelo coque ou carvão e calcário num alto forno. O gusa normalmente contém até 5% de carbono, o que faz com que seja um material quebradiço e sem grande uso direto.
E o ferro-gusa é essencial para a produção do aço. O ferro-gusa é, basicamente, uma liga de ferro, resultado da redução do minério de ferro, ao absorver carbono, em um alto-forno. A grande questão em volta da produção de ferro-gusa no Brasil e, em especial, na região de Carajás, é que se usa muito carvão vegetal.
Na aula passada, você estudou que o produto que sai do alto- forno é o ferro-gusa, uma matéria-prima com grandes quantida- Page 2 52 des de carbono e impurezas normais, como o silício, o manganês, o fósforo e o enxofre. Por causa disso, o gusa é duro e quebradi- ço.
Ambos os materiais, o ferro e o aço, podem ser produzidos em uma indústria siderúrgica. Para a produção do aço é utilizado o minério de ferro (que não é o ferro puro). ... Este ferro puro chama-se ferro gusa, que depois recebe uma pulverização com magnésio e que no final formará o aço líquido.
A transformação do gusa em ferro fundido acontece em dois tipos de fornos: o forno elétrico e o forno cubilô. No forno elétrico, o processo é semelhante ao de produção do aço.