Os monossacarídeos são unidades fundamentais de carboidratos e são muitas vezes referidos como açúcares simples. Eles desempenham papéis essenciais em vários processos biológicos e são os blocos de construção de carboidratos mais complexos. Aqui está uma visão geral da estrutura, propriedades e exemplos de monossacarídeos.
Sua capacidade de reter energia na forma de glicogênio nos animais e como celulose nas plantas é a mesma que armazenar calorias, e o consumo excessivo de calorias é a causa raiz do ganho de peso.
Um polissacarídeo é um carboidrato de cadeia longa composto por carboidratos menores chamados monossacarídeos, que normalmente é usado pelo organismo para obter energia ou ajudar na estrutura celular.
Uma molécula com uma cadeia linear de monossacarídeos é chamada de polissacarídeo linear, enquanto uma cadeia que possui braços e curvas é conhecida como polissacarídeo ramificado.
Os dissacarídeos e polissacarídeos são, portanto, derivados do monossacarídeo. Essas grandes ou pequenas moléculas de açúcar, também passam pelo fígado, tornando-se importantes para o “filtro” do corpo humano. A partir desse ponto, há a decisão da distribuição, queima ou armazenamento do açúcar.
Os polissacarídeos são formados por várias moléculas de monossacarídeos unidos entre si por ligações glicosídicas. Essas ligações são do tipo covalentes, resultantes da condensação de dois monossacarídeos. Os polissacarídeos são considerados macromoléculas, pois são polímeros de médio a alto peso molecular. Além disso, ao sofrerem a hidrólise, originam diversos monossacarídeos.
É por isso que consumir grandes quantidades de carboidratos pode contribuir para o ganho de peso. Não há nada de errado com os carboidratos, mas são moléculas de polissacarídeos projetadas como uma maneira eficiente de armazenar energia de forma estável para plantas e animais.
Os quatro monossacarídeos, geralmente chamados de açúcares simples, de frutose, glicose, lactose e galactose, podem se unir para produzir um polissacarídeo. Quando a glicose e a frutose são unidas, elas produzem sacarose ou açúcar de mesa, um dos vários dissacarídeos comuns. Outros tipos de polissacarídeos incluem amido, glicogênio e goma xantana nas plantas.
Amido não processado e alimentos com muita fibra também podem ser difíceis de digerir, de modo que o arroz integral seria quebrado mais lentamente que o cereal de arroz e o feijão cru mais lento que o cozido.
Nos músculos, o glicogênio armazenado é usado internamente e não é transferido para outras células. Serve como fonte imediata de energia para as células musculares. Uma vantagem de obter energia a partir de glicogênio, e não a partir de ácidos graxos, é que o processo pode prosseguir na ausência de oxigênio.
As plantas produzem amidos como suas unidades de armazenamento, enquanto os animais armazenam glicogênio. Amidos e glicogênio são homopolissacarídeos, o que significa que eles têm o mesmo tipo de açúcar em toda a cadeia.
A organização dos elementos na cadeia dos monossacarídeos caracteriza grupos diferentes. Existem diversos grupos OH nessas cadeias, o que caracteriza os monossacarídeos como um poliálcool.
A estrutura polimérica de carboidratos para glicogênio e amido é feita de cadeias de glicose ligadas por ligações glicosídicas. São ligações nas quais os grupos -OH de glicose adjacentes se unem, formando a água como subproduto. Essas ligações são facilmente quebradas, tornando fontes de energia prontas para amido e glicogênio na forma de glicose.
Os monossacarídeos, presentes nos carboidratos acima, são absorvidos no organismo através do intestino. Depois de processados pela parede desse órgão, são lançados para o sangue, tornando-se responsável pela distribuição da energia.
Amido e glicogênio são polímeros altamente compactos usados para armazenamento de energia. Celulose e quitina são polímeros lineares que são utilizados para suporte estrutural em plantas e animais, respectivamente.
Sinta-se à vontade para fazer suas perguntas ou participar das discussões em andamento. Nossa equipe de especialistas, assim como outros leitores, estará ativa no fórum para interagir com você e fornecer respostas perspicazes. Lembre-se, compartilhar seus pensamentos não apenas ajuda você a obter uma compreensão mais profunda, mas também contribui para o crescimento e aprendizado da comunidade. Estamos ansiosos para ouvir de você e promover uma discussão enriquecedora. Obrigado por fazer parte da nossa jornada!
Nesse vídeo você confere como ocorre a digestão de alimentos na boca. Veja a função dos dentes e da língua durante o processo de digestão, além de entender quais as principais enzimas envolvidas na quebra do amigo em maltose. Não deixe de conferir o vídeo.
Como característico dos carboidratos, o mel possuiu um gosto adocicado e pode ser usado para substituir o açúcar convencional. Sua funções aliviam, sobretudo, doenças como reumatismo, problemas gástricos, além de ser calmante e expectorante.
Fonte de dissacarídeos, o mel está entre os alimentos ricos em carboidratos considerados fonte de glicose. No entanto, estes mesmos compostos são encontrados, por exemplo, nas plantas. Contudo, o fornecimento de energia não é o seu único benefício.
Em conclusão, os polissacarídeos são um carboidrato de cadeia longa, formado por diversos monossacarídeos. Eles desempenham importantes funções nos seres vivos como a reserva energética e a sustentação celular. Continue seus estudos de biologia e veja como ocorre o processo de glicólise.
Fontes: Viva Bem, Cooper, Minha Vida 1, Minha Vida 2, Tua Saúde, Dammous, Toda Biologia, Info Escola 1, Mundo e Educação, Portal São Francisco, Só Biologia, Info Escola 2
Um alimento como a batata, com um alto índice glicêmico que é processado em batatas fritas, também diminui a digestão, pois a gordura adicionada às batatas inibe a quebra da glicose do amido de batata.
Como os próprios polissacarídeos são insolúveis em água, eles podem armazenar glicose como uma molécula de energia sem afetar as células em que estão até que sejam necessários.
os polissacarídeos são classificados em dois grupos dependendo da função biológica que cumprem: ... Quando esta não participa do metabolismo energético, é armazenada na forma de um polissacarídeo que nas plantas é conhecido como amido nos animais e nos fungos como glicogênio.
→ Polissacarídeos: São formados por 10 ou mais monossacarídeos. Como exemplo, podemos citar o amido, o glicogênio e a celulose, três importantes macromoléculas. O amido é uma importante reserva energética encontrada nos vegetais e nos fungos.
glicogênio
polissacarídeos de reserva energética: a molécula provedora de energia para os seres vivos é principalmente a glicose (monossacarídeo). Quando esta não participa do metabolismo energético, é armazenada na forma de um polissacarídeo que nas plantas é conhecido como amido, nos animais e nos fungos como glicogênio.
Depois de ingeridos, os alimentos que contêm carboidratos liberam a glicose , que é a principal fonte de energia das células . Se ela não for utilizada pelo organismo, será estocada no fígado como glicogênio ou então transformada em gordura para ser armazenada.
A glicose é um tipo de carboidrato utilizado como fonte de energia pelos seres vivos, sendo um dos principais nutrientes da célula. Esse monossacarídeo também participa da formação de carboidratos complexos, como o amido.
Os nutrientes energéticos possuem como função fornecer energia as células. São exemplos de nutrientes energéticos os carboidratos e os lipídios.
As principais fontes de carboidratos são o açúcar (doces, hortaliças e leite), os cereais e os grãos, portanto, são encontrados nas frutas, mel, sucrilhos, aveia, granola, arroz, feijão, milho, pipoca, farinhas, pães, bolos e demais massas.
ATP é a molécula trifosfato de adenosina, que tem como função armazenar energia para as atividades vitais básicas das células.
Para obter essa energia realizam o processo de respiração celular que consiste basicamente no processo de extração da energia química armazenada nas moléculas de glicose, com a participação do oxigênio. É um processo contínuo, que acontece em todas as células dos seres aeróbios, tanto de dia como de noite.