Que exame Alfafetoproteina? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
A AFP (Alfa-fetoproteína) é o exame mais comumente utilizado em pacientes com suspeita de câncer hepático (Carcinoma Hepatocelular ou CHC).
O que pode significar níveis diminuídos de alfa feto proteína?
Os baixos níveis de MS-AFP são encontrados em Síndrome de Down (síndrome de down 21). Os níveis altos de AFP nos adultos que estão não-grávidos podem ocorrer em: Cancro hepatocelular. Cancro do fígado metastático.
Como se faz o exame Alfafetoproteina?
Basicamente, o exame é feito a partir de coletas de sangue, apesar de já existir um modelo que colhe a substância a partir da urina. O teste feito pelo sangue é executado no soro materno, usando o sangue venoso.
Como é feito o exame AFP?
Alfa feto proteína (AFP) é uma glicoproteína sintetizada pelo fígado, a AFP é a principal proteína do soro fetal, daí o seu nome, pois é produzida no desenvolvimento (morfogênese) do embrião e do feto. Passa ao sangue materno onde a sua taxa máxima é atingida por volta da 32ª semana de gravidez.
Que tipo de exame faz para saber se tem câncer?
Na maioria dos casos, a confirmação do diagnóstico é feito através da combinação de vários exames, como observação do paciente, exame de sangue, ressonância magnética e biopsia, por exemplo.
O que significa AFP no exame de sangue?
Alguns exames de sangue podem ajudar a diagnosticar tumores testiculares. Muitos cânceres de testículo secretam níveis elevados de alfa-fetoproteína (AFP) e gonadotropina coriónica humana (GCH). Quando estas proteínas (denominadas marcadores tumorais) estão presentes no sangue, sugerem a existência de um tumor maligno.