Segundo as Diretrizes da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte6, a ingestão adequada de proteínas para atletas de força seria de 1,6 a 1,7 gramas por quilo de peso corporal por dia.
O treinamento de força, e a ingestão de 1,6g de proteína/kg de peso/dia é suficiente para aumento da massa muscular e da força. Entretanto, alguns indivíduos que buscam maximizar o ganho de massa muscular com treinamento de força, podem se beneficiar de quantidades de 2,2g proteína/kg de peso/dia.
A Ingestão Recomendada Diária (Recomended Dietary Allowances – RDA) para adultos, definida em 2002 pelo Institute of Medicine, dos Estados Unidos, é de 0,8g de proteína por kilograma de peso corporal (g/kg) para adultos.
Começar o dia incluindo proteínas na refeição ajuda a manter a saciedade por mais tempo....Boas opções de proteínas para o café da manhã são:
Levando em conta os alimentos ricos em proteínas, listamos alguns indicados para a dieta:
Preservação da massa muscular durante o emagrecimento: a ingestão proteica elevada minimiza a perda de massa muscular em dietas de emagrecimento. Quanto maior o conteúdo de massa muscular no organismo, mais acelerado é o metabolismo energético.