Auxílio à promoção da saciedade no organismo, ajuda no controle da glicemia, contribuição com a saúde do sistema cardiovascular, favorecimento do processo digestivo, prevenção da prisão de ventre e colaboração com a saúde dos ossos. Todos estes benefícios estão associados ao consumo do grão-de-bico.
O post Dor de cabeça no calor: como prevenir as crises? apareceu primeiro em Vitat.
Onde usar. O grão-de-bico pode ser adicionado a sopas de legumes, picadinhos e cozidos de todos os tipos, trazendo mais nutrientes e sabor. Acrescente os grãos cozidos no final do preparo, para que não desmanchem. Acompanha bem carnes de sabor forte, como o cordeiro, em pratos ensopados ou ao forno.
O grão-de-bico contém um alto teor de fibras e proteínas, o que ajuda a retardar o processo de digestão, promovendo uma sensação de saciedade por mais tempo, e com isso você acaba comendo menos e consequentemente ingerindo uma quantidade menor de calorias.
Por sua vez, a versão enlatada do grão-de-bico oferece aproximadamente 40 calorias ao organismo em uma porção correspondente a uma colher de sopa. Com isso, 100 g do produto possuem em torno de 133 calorias.
Ele também é conhecido como “grão da felicidade”, pois possui em sua composição nutricional, uma substância chamada triptofano, que é um neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar, que ainda contribui para o alívio dos sintomas da TPM e auxilia na redução de peso.
Agora que já conhecemos as calorias do grão-de-bico de acordo com diferentes modos em que ele é apresentado, que tal aprendermos a preparar algumas receitas que levam a leguminosa?
O post Candidíase e calor: Entenda a relação e como prevenir no verão apareceu primeiro em Vitat.
O grão-de-bico é macio e possui um sabor suave, podendo ser consumido cozido em preparações como saladas, pastas, sopas, sobremesas e ainda pode ser usado como base para preparo de pães, bolos, hambúrgueres, massas e pizzas.
O grão-de-bico contém saponinas e flavonoides, compostos bioativos com ação antioxidante que estimulam o sistema imunológico, combatendo os radicais livres e ajudando a evitar o surgimento de câncer de intestino e de mama, por exemplo.
Em uma bacia, colocar o grão-de-bico e cobrir totalmente os grãos com água, deixando de molho por 12 horas. Após o demolho, descartar a água e transferir os grãos para uma panela de pressão. Na panela de pressão, colocar também o alho e a água, e cozinhar os grãos em fogo médio por 15 minutos. Desligar o fogo, deixando toda a pressão sair, antes de abrir a panela.
Continuando com as calorias do grão-de-bico, temos a pasta preparada a partir da leguminosa, que também é conhecida pelo nome de homus. Além do grão-de-bico, a receita pode ser feita com ingredientes como alho, tahine, suco de limão, sal e pimenta.
Em algumas partes do mundo, como na Índia, há um alto consumo diário desse alimento. No entanto, um estudo recente mostrou que podemos nos beneficiar dessa leguminosa mesmo quando o consumo não é tão elevado.
O grão-de-bico é rico em proteínas e, quando consumido com cereais como arroz, pão e macarrão, fornece uma boa quantidade e qualidade de aminoácidos essenciais para o ganho de massa muscular. Saiba como combinar melhor os tipos de proteína vegetal.
Restou comprovado neste estudo, que após uma semana consumindo o equivalente a ⅓ de uma xícara de grão-de-bico, houve uma melhora significativa no controle dos níveis de açúcar no sangue e na secreção de insulina dos participantes.
Além disso, o grão-de-bico também contém amido resistente, um tipo de carboidrato que não é absorvido pelo organismo e que atua como as fibras, servindo de alimento para as bactérias boas do intestino e ajudando, assim, a prevenir situações como infecção intestinal, diarreia e prisão de ventre.
Você pode usar qualquer tipo de forma de metal, seja alumínio, inox, antiaderente, assadeiras e potinhos de vidro refratário, porcelana ou cerâmica que suportem altas temperaturas e silicone.