No Brasil essa pratica educacional iniciou-se em 1950, com a classe hospitalar no Hospital Jesus, localizado no Rio de Janeiro, porém há registros que em 1600, ainda no Brasil Colônia, havia atendimento escolar aos deficientes físicos na Santa Casa de Misericórdia em São Paulo.
Constatamos alguns desafios da docência na Pedagogia hospitalar: direito negado, desvalorização da Pedagogia Hospitalar; relação com sofrimento e morte; relação pedagogo e família; ausência da estrutura física e de profissionais qualificados.
Segundo Santos e Souza (2009), a Pedagogia Hospitalar, denominada de classe hospitalar, surgiu em Paris no ano de 1935, sob comando de Henri Sellier para dar educação a crianças especiais. ... Além disso, naquele mesmo ano, foi criado pelo Ministério da Educação da França o cargo de professor hospitalar.
Considerando este fato, o presente estudo realizou um levantamento nacional dos estados federativos que oferecem o atendimento de classe hospitalar e as formas como este é ministrado. No Brasil, há 39 classes hospitalares distribuídas e em funcionamento em 13 unidades federadas.
O professor deverá ter a formação pedagógica, preferencialmente em Educação Especial ou em curso de Pedagogia e terá direito ao adicional de insalubridade. O trabalho do professor hospital é muito importante, pois atende as necessidades psicológicas e sociais e pedagógicas das crianças e jovens.
Ao atuar em ambiente hospitalar, o pedagogo sabe que faz parte de uma equipe multidisciplinar (médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, dentistas, psicólogos, assistentes sociais, entre outros profissionais), que tem como objetivo a recuperação, não apenas física, mas integral dos alunos-pacientes.
Diante do processo de formação continuada, os professores refletiram e perceberam que são essenciais os conhecimentos da área da saúde, pois esse conhecimento torna o professor um profissional competente para atuar no ambiente hospitalar de forma plena, ética e responsável.
Com duração de 7 meses e carga horária de 360 horas, o curso a distância tem o objetivo de oferecer essa especialização em Pedagogia aos profissionais que tiverem o interesse de trabalhar em hospitais públicos e privados.
A Pedagogia Hospitalar leva o ensino e a aprendizagem a crianças e adolescentes impedidos de frequentar a escola por motivos de saúde. O objetivo é garantir que eles não sejam prejudicados nos estudos. ... Sem poder usá-lo nos meses que passar no hospital fazendo tratamento, ele pode perder o ano escolar.
O psicopedagogo hospitalar é aquele profissional que, com conhecimento na área da aprendizagem e da saúde, atua em todo o processo de hospitalização, instrumentalizando o paciente a aprender sobre si mesmo, sobre como ajudar-se em sua cura, como e porque aceitar e fazer uso das medicações, bem como atua com o ...
O objetivo da Classe Hospitalar é um atendimento pedagógico educacional que favoreça as crianças e os jovens hospitalizados a dar continuidade à construção do seu conhecimento, trabalhando articuladamente com a equipe hospitalar, com a família, e com a escola de origem do educando, de modo a promover o seu ingresso ou ...
Confira os cinco principais pontos necessários, para trabalhar em hospitais referenciados.
Os 6 melhores cursos para quem quer trabalhar em hospital
6 qualidades que um futuro enfermeiro deve ter
Se você é uma destas pessoas que sonham em trabalhar em banco, conheça alguns cursos superiores que o ajudarão a chegar lá.