Quando a cintilografia é indicada? Este exame pode ser solicitado por diversos fatores. A cintilografia do miocárdio, por exemplo, pode ser indicada para diagnosticar a isquemia miocárdica e prevenir a ocorrência do infarto.
A Medicina Nuclear é uma ferramenta de diagnóstico médico que, através de métodos seguros, não invasivos e praticamente indolores, permite formar um diagnóstico médico por imagem ou filmes que informam acerca do estado funcional dos órgãos do paciente.
Com relação ao diagnóstico de afecções, a medicina nuclear, de forma não invasiva, permite identificar uma afecção, além de fornecer informações sobre o tipo ou extensão da mesma, por meio do uso de isótopos radioativos. Estes, por sua vez, evidenciam a sua localização por emitirem radiação nuclear.
Esse processo é feito por meio de elementos conhecidos como radiofármacos que apresentam afinidades químicas com determinados órgãos do corpo humano. Estes elementos transportam a substância radioativa para o órgão ou tecido a ser diagnosticado ou tratado.
Figura 1. Na radiologia, o aparelho em questão é quem emite a radiação. Além disso, os traçadores não são contrastes e, apesar do nome radiofármacos, nem fármacos podem ser considerados.
Quais são os radiofármacos usados na medicina nuclear? Os radiofármacos são formados por radionuclídeos ou radioisótopos e, portanto, recebem o nome desses átomos. Tecnécio-99, flúor-18, iodo-131 e gálio-67 são exemplos de radiofármacos utilizados pela medicina nuclear.
Quantas são as etapas de estudo em aplicações da Medicina Nuclear? UMA – em repouso. DUAS – esforço e repouso. TRÊS – repouso, pós-estresse e repouso.
Dentre os principais radiofármacos utilizados na medicina nuclear encontra-se:
No caso dos exames de medicina nuclear, recomenda-se que seja utilizado EPI pelo médico que realiza o exame. Devem ser utilizado um avental e luvas para que seja evitada a contaminação com os elementos utilizados para fazer os exames.
Garantir a estrutura física da sala de exames Uma das obrigações das clínicas é oferecer condições ambientais seguras para os técnicos em radiologia. Assim, segundo o PCMSO, a sala de exame deve ter pelo menos 25 metros quadrados e suas paredes e portas devem ser revestidas com chumbo.
Para melhorar as condições de proteção radiológica, existem alguns princípios, entre eles está: tempo, distância e blindagem. Tempo: Menor tempo possível de exposição a fonte de radiação. Distância: Maior distância possível da fonte de radiação. Blindagem: Blindagens adequadas para a exposição da fonte de radiação.
Existem métodos que reduzem a exposição às radiações, e são eles: Tempo, blindagem e distancia; Hábitos de trabalho; Sinalização; Monitorização; Utilizar sempre técnicas adequadas, evitando a repetição de raios; Utilizar sempre o dosímetro pessoal, Posicionar-se atrás de biombo ou cabide de comando, Utilizar acessórios ...
Confira abaixo quais são os Equipamentos de Proteção Individual essenciais para clínicas, hospitais e consultórios que dispõem de equipamentos de radiologia e exames de diagnóstico de imagem.
A – Princípio da Justificação Nenhuma tomada radiológica deve ser realizada ou autorizada a menos que produza suficiente benefício para a saúde do indivíduo exposto de modo a compensar os efeitos adversos que a radiação causa no organismo humano.
2.