Quando Espcies Diferentes Ocuparem Num Mesmo Ecossistema O Mesmo Nicho Ecolgico Provvel Que?

Quando espcies diferentes ocuparem num mesmo ecossistema o mesmo nicho ecolgico provvel que

Copyright © 2022 Rede Omnia© Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução comercial sem autorização (Inciso I do Artigo 29 Lei 9.610/98).

Interações que ocorrem entre indivíduos de mesma espécie são chamadas intraespecíficas, já aquelas entre espécies diferentes são chamadas interespecíficas.

Para resolver esta lista de exercícios sobre relações ecológicas, tenha em mente que existem relações harmônicas e desarmônicas.

Após uma aula sobre relações ecológicas, um professor propôs aos seus alunos a identificação de três dessas relações interespecíficas. Espécies diferentes de seres vivos (A, B, C, D, E e F) estão relacionadas nos gráficos. Pode-se concluir que as relações I, II e III correspondem, respectivamente:

Em uma mesma comunidade, os seres vivos se relacionam não somente entre si, mas também com o meio e, além disso, essa interação não acontece somente entre os indivíduos de mesma espécie, mas também entre espécies diferentes. Ao primeiro caso, damos o nome de relações intraespecíficas, enquanto ao segundo, chamamos de relações interespecíficas. Essas relações podem, ou não, ter efeitos benéficos para os indivíduos. Quando ambos os indivíduos dessa relação são beneficiados, ou apenas um, mas sem causar prejuízos ao outro, chamamos de relações harmônicas. Quando se trata de uma relação desarmônica, estamos falando de uma relação em que há prejuízos para, pelo menos, um dos indivíduos envolvidos.

A relação ecológica entre o peixe-palhaço e anêmonas-do-mar é muito bem exposta na animação. Com intuito de se proteger e de se abrigar, os peixes-palhaço vivem no interior das anêmonas, entre seus tentáculos, mais especificamente.

Na natureza, apresentam-se muitas relações ecológicas, que podem ser intraespecíficas ou interespecíficas, e também harmônicas ou desarmônicas.

Na natureza, apresentam-se muitas relações ecológicas, que podem ser intraespecíficas ou interespecíficas, e também harmônicas ou desarmônicas.

Protocooperação e mutualismo são muitas vezes confundidos sob conceitos em provas de ciências biológicas. E não é para menos, afinal ambas tratam de relações interespecíficas e harmônicas.

Neste tipo de relação ecológica, uma das espécies participantes é a inquilina, e vive no interior de outra espécie, denominada de hospedeira. A hospedeira promoverá suporte e abrigo à inquilina.

Partição de recursos

As interações das especies dentro de um mesmo ecossistema depende da sua dependência um do outro outro caso não haja a dependência os mesmo serão competidores, ou seja, vão competir por espaço, comida e água.

Dessa forma, a relação jamais será tida como obrigatória. Na protocooperação, há o envolvimento para haver benefícios e boa relação, ocorrendo na camuflagem, proteção, transporte e até conquista de alimento.

Princípio de exclusão competitiva

Princípio de exclusão competitiva

As relações ecológicas de inquilinismo são uma relação harmônica interespecífica, pois um dos lados tem benefícios, mas sem gerar benefício ou malefícios para o outro lado.

Além disso, a protocooperação permite (sem o peso do termo) a relação independente entre ambas as espécies sem que haja qualquer problema ou prejuízo na convivência de ambas.

Respostas dos Exercícios sobre Relações Ecológicas

Talvez o exemplo mais pontual de protocooperação seja a relação entre o caranguejo-ermitão e a própria anêmona-do-mar. Enquanto a anêmona promove a proteção do caranguejo, o mesmo a desloca pelo mar.

As relações ecológicas podem ocorrer entre indivíduos da mesma espécie e entre indivíduos de espécies diferentes.

No caso das relações harmônicas interespecíficas, podemos categorizar em quatro tipos: mutualismo, protocooperação, inquilismo e comensalismo. No caso do mutualismo, ambas espécies se associam e se beneficiam, porém a relação é imprescindível para que ambas sobrevivam, como é o caso dos líquens, que são associações de fungos e algas. Já para a protocooperação, ambas as espécies têm benefícios, porém sem que isso gere dependência ou união entre elas. Um exemplo é a relação entre os caranguejos-eremita e as anêmonas-do-mar. O inquilismo, por sua vez, é a relação em que um dos indivíduos fornece proteção ou moradia ao outro sem que haja prejuízos para si, como o caso das orquídeas epífetas. Por fim, o comensalismo é a relação em que um dos indivíduos se alimenta dos restos alimentares do outro, fornecendo benefícios, portanto, à apenas uma das espécies sem que haja prejuízo para a outra.

Inquilinismo é um tipo de relação ecológica voltada à sobrevivência de uma das duas espécies, sejam elas de plantas ou animais.

Os pássaros parecem estar destinados à protocooperação. Dessa vez com os bovinos, os pássaros do tipo Anu costumam se alimentar dos carrapatos dispostos pelas costas dos animais.

Enquanto o peixe-agulha tem um abrigo contra predadores, o pepino-do-mar não recebe qualquer benefício, mas também nenhum prejuízo. No entanto, essa relação, antes mais popular de todas do inquilinismo, perdeu o posto para uma que protagonizou uma animação da Disney: Procurando Nemo.

As algas acabam se instalando e colonizando a superfície corporal da tartaruga. Por sua vez, seu casco e cabeça ficam preenchidos por estas algas. Entretanto, não há qualquer malefício às tartarugas, enquanto as algas se beneficiam do substrato para desenvolverem-se.

Exercícios sobre Relações Ecológicas

No inquilinismo observado nas plantas, dá-se o nome de epífitas às espécies inquilinas. Elas cresceram sobre as árvores de grande porte, a fim de garantir maior suprimento de luz, que consequentemente permite a realização de fotossíntese.

Essas são as relações ecológicas, que dizem respeito tanto as interações de indivíduos da mesma espécie quanto de espécies diferentes.

As relações ecológicas de comensalismo são uma relação harmônica interespecífica, onde ambas as espécies se beneficiam de alguma forma, elas vivem juntas.

Quando duas espécies diferentes?

O termo híbrido designa um cruzamento genético entre duas espécies vegetais ou animais distintos, que geralmente não podem ter descendência devido aos seus genes incompatíveis. ... Se conseguirem, este animal será um híbrido de elefante com mamute, e provavelmente também será estéril, como a maioria dos híbridos.

O que são relações ecológicas desarmônicas Cite dois tipos e exemplifique cada caso?

O que são relações desarmônicas Relações desarmônicas são interações entre seres vivos e que causam prejuízo a um dos indivíduos. Exemplo: canibalismo, predação, competição, parasitismo, amensalismo. Essas relações podem ocorrer entre seres da mesma espécie ou de espécies diferentes.

O que é uma competição interespecífica?

Competição interespecífica: esse tipo de relação interespecífica ocorre quando duas espécies diferentes que vivem em uma mesma comunidade disputam os mesmo recursos do ambiente.

Como cruzar espécies de plantas diferentes?

O método mais simples para obter híbridos em plantas é através da polinização manual. Faz-se com diferentes espécies do mesmo gênero ou entre diferentes variedades....Método de hibridização
  1. A polinização;
  2. A formação de frutos;
  3. A formação de sementes.

Pode cruzar espécies diferentes?

O cruzamento entre plantas – ou animais – de espécies próximas pode gerar seres que, apesar de híbridos, são férteis, ainda que na fase inicial de multiplicação celular alguns cromossomos não encontrem o respectivo par.

Quais são os tipos de relações desarmônicas explique cada uma?

Dentro dessa classificação, as relações desarmônicas são as seguintes: canibalismo, competição, predatismo, parasitismo e amensalismo. O canibalismo é um tipo de relação desarmônica intraespecífica que ocorre quando um ser vivo se alimenta de outro da mesma espécie.

Quais os tipos de relações ecológicas?

Tipos de relações ecológicas
  • Sociedade. Nesse tipo de relação, os indivíduos de uma mesma espécie vivem juntos, sem união física, e apresentam uma divisão de trabalhos entre eles. ...
  • Competição. ...
  • Canibalismo. ...
  • Mutualismo. ...
  • Comensalismo. ...
  • Amensalismo. ...
  • Parasitismo. ...
  • Predação.

O que é competição interespecífica exemplos?

Competição interespecífica : ocorre quando duas espécies diferentes que vivem em uma mesma comunidade disputam os mesmo recursos do ambiente. Exemplo: indivíduos que comem capim, como gafanhotos e o gado que competem pelo mesmo alimento; corujas, cobras e gaviões que se alimentam de pequenos roedores etc.

Em que situações pode ocorrer a competição interespecífica?

A competição interespecífica ocorre entre indivíduos de espécies diferentes, que competem por recursos disponíveis no meio, como água, luminosidade, alimento, espaço físico etc.

É possível cruzar plantas?

Quando diversas plantas em um espaço pequeno o cruzamento entre duas espécies diferentes, porém com proximidade taxonômica, pode acontecer. Por exemplo, quando deixamos dois tipos de manjericões próximos no jardim eles podem cruzar entre si e gerar uma nova espécie com características das duas plantas.

Como é chamado o resultado do cruzamento de animais de espécies diferentes?

São considerados animais híbridos os descendentes cujos pais pertencem a espécies diferentes. A hibridação foi estudada pela primeira vez com vegetais no século XVIII, pelo naturalista Joseph Gottlieb Kölreuter.

Quais são os tipos de relação ecológica?

Relações ecológicas são as interações que acontecem entre os seres vivos, as quais podem ocorrer entre indivíduos de uma mesma espécies (relações intraespecíficas) ou indivíduos de espécies diferentes (relações interespecíficas). Elas também podem ser harmônicas ou desarmônicas.

São exemplos de relações ecológicas interespecíficas desarmônicas *?

São exemplos de relações ecológicas interespecíficas desarmônicas...
  • sociedade, predação e comensalismo.
  • predação, parasitismo e herbivoria.
  • colônia, parasitismo e mutualismo.
  • inquilinismo, herbivoria e mutualismo.

O que é competição e exemplos?

- Competição: Indivíduos da mesma espécie competem por recursos, tais como alimento, área e parceiros. Exemplo: Leões brigam por território.

O que é competição interespecífica Discorra e dê dois exemplos?

Competição interespecífica : ocorre quando duas espécies diferentes que vivem em uma mesma comunidade disputam os mesmo recursos do ambiente. Exemplo: indivíduos que comem capim, como gafanhotos e o gado que competem pelo mesmo alimento; corujas, cobras e gaviões que se alimentam de pequenos roedores etc.

O que leva os indivíduos a competir?

No caso de uma competição intraespecífica, os indivíduos podem “lutar” entre si para conseguir água, alimento, luz, abrigo ou até mesmo uma parceira. ... Quando a competição é interespecífica, as espécies estão competindo pelos recursos, tais como água e alimento.

Quais seres participam da competição?

- Competição: Indivíduos da mesma espécie competem por recursos, tais como alimento, área e parceiros. Exemplo: Leões brigam por território.