Muita gente pensou que ele iria desaparecer com o surgimento da TV. Depois, com a chegada da internet, os rumores sobre um possível fim do rádio voltaram a ganhar força. Mas a verdade é que, anos depois, ele continua aí.
Muitos dos dispositivos inteligentes atuais facilitam o rádio ao seu alcance. Além disso, também foram desenvolvidas outras formas de transmissão, como webcasting , que não são realmente transmissões de rádio por poderosas ondas públicas, mas pela Internet.
-A novela de rádio: um gênero amplamente enraizado na América Latina e na Espanha. Eram segmentos dedicados a histórias, principalmente com tramas focadas no amor, carregadas de força e sentimentos emocionais . A maior parte de seu público era feminina. Os capítulos eram contínuos; portanto, cada um estava vinculado ao seguinte.
Foi aí que o médico e cientista Edgard Roquette-Pinto resolveu intervir e o rádio ficou no Brasil com os esforços de um grupo de intelectuais que viam o rádio como uma possibilidade de alcançar os 65% da população que ainda eram analfabetos.
A história do rádio, portanto, abrange pelo menos um século de inovação científica e tecnológica , por algumas das mentes mais privilegiadas da física, engenharia e ciências aplicadas. Começa no final do século XIX e culmina com o rádio digital do final do século XX .
O rádio também se torna um item comercial. Em 1922, foi realizada a primeira transmissão de um anúncio comercial, realizado pela American Telephone and Telegraph, em sua estação WAF, localizada em Nova York. No entanto, no início da década de 1930, o uso do espaço para a promoção de anúncios e lojas era comum.
Todas essas emissoras funcionavam em Amplitude Modulada (AM), uma forma de modulação de áudio em que a amplitude da onda varia de acordo com o sinal modulador. Mas já na década de 1930 começava a surgir outra tecnologia muito importante, a Frequência Modulada (FM).
Existe uma polêmica histórica em relação ao criador do rádio. Por um lado, o famoso inventor sérvio Nikola Tesla registrou a primeira patente de um receptor de ondas hertziano . No entanto, o italiano Guglielmo Marconi produziu o primeiro aparelho receptor de ondas hertziano em 1896.
No final da década da mesma década, nos Estados Unidos, as transmissões começaram a mudar sua maneira de se conformar no nível individual para iniciar os processos de transmissão de rede. Assim, em 1926, foi fundada a National Broadcasting Company (NBC), com 19 estações que se estendem da costa leste ao Missouri.
Para o primeiro aparelho de rádio com mudança de estação, mais 7 anos se passaram , até que foi inventado pelo francês Lucien Lévy, que o batizou de super – heteródino .
Naquele dia, foram instaladas estações de transmissão em pontos estratégicos do Rio de Janeiro, Petrópolis, Niterói e São Paulo, e o discurso do presidente Epitácio Pessoa foi transmitido ao vivo. Em seguida, foi tocada a ópera O Guarani.
O fato é que, com essa invenção e com a possibilidade de sintonizar um circuito elétrico em determinada frequência, descoberta em 1897 por Oliver Lodge, tornou-se possível usar o rádio como ferramenta de comunicação entre dois pontos distantes.
Casé foi o primeiro da história a pagar cachê para cantores, e também a fazer contratos de exclusividade. Foi no programa dele que nasceu o primeiro jingle, a clássica propaganda do Pão Bragança, que foi um marco nas histórias do rádio e da publicidade.
Cinco anos depois, já havia uma dezena de rádios na cidade e outras tantas no interior do país. As transmissões ocorreram em poucas horas, do crepúsculo até a meia-noite.
Oficialmente, a primeira transmissão por ondas de rádio no Brasil ocorreu em 7 de setembro de 1922, nas comemorações do centenário da Independência. O conteúdo? A fala do presidente Epitácio Pessoa e a ópera O Guarani, de Carlos Gomes.
Desde os anos 30, com o programa Casé, começaram a surgir cantores e cantoras no rádio. Depois, com o radioteatro e a radionovela, também surgiram os primeiros atores do rádio, muitos dos quais nós chegamos a ver depois na tela da TV.
No mesmo ano de 1906, o empresário Lee de Forest criou um dispositivo que ele chamaria de “audion”, que seria implementado e posteriormente aprimorado por Edwin Howard Armstrong.
Quilombos metropolitanos: história afrodescendente mineira
A primeira transmissão das ondas hertzianas ocorreu na véspera de Natal de 1906 , graças a um alternador eletromagnético de alta frequência que gerava ondas moduladas em amplitude (AM). A voz de Reginald Aubrey Fessenden cantando uma canção de Natal foi transmitida da Brant Rock Station, Massachusetts, e sua voz foi captada por navios em terra.
20 de abril de 1923
Não existe um consenso sobre o inventor da radiodifusão. ... O brasileiro Roberto Landell de Moura, um padre gaúcho, supostamente realizou transmissões de rádio em 1893 (dois anos antes de Marconi), e também realizou a primeira transmissão de voz humana no Brasil em 1899.
95 anos
Mais conhecida como Rádio Sociedade, foi primeira emissora do Brasil, criada em 20 de abril de 1923 na cidade do Rio de Janeiro, então Distrito Federal, com o propósito de ser um veículo de comunicação eminentemente educativo, cultural e artístico.
A invenção do rádio é atribuída ao italiano Guglielmo Marconi, mas o instrumento reúne uma série de descobertas anteriores. No Brasil, a primeira transmissão ocorre em 1923, por Edgard Roquete Pinto e Henry Morize. O rádio é a união de três tecnologias: a telegrafia, o telefone sem fio e as ondas de transmissão.
1930
O rádio brasileiro viveu sua idade de ouro nas décadas de 1930, 1940 e 1950. Vale a pena reviver um pouco desse período. A era de ouro do rádio brasileiro vai dos anos 1930 ao final dos anos 1950. Nesse período, a radiodifusão no Brasil é feita com muito idealismo, paixão e participação na vida brasileira.
A Era de Ouro do rádio: relembre os principais nomes
1955 - É fundada por Anna Khoury a Rádio Imprensa no Rio de Janeiro (atual Mix FM Rio), sendo a primeira Rádio em FM do Brasil. 1966 - É inaugurada a Rádio Tropical FM, atual Rádio Cidade (99,3 FM), de Manaus, sendo a primeira rádio do Brasil e da América do Sul a operar em FM estéreo.
O rádio é um veículo de comunicação baseado na difusão de informações sonoras por meio de ondas eletromagnéticas em diferentes frequências. ... A primeira companhia de rádio foi fundada em Londres, pelo cientista italiano Guglielmo Marconi, em 1896, com a emissão e recepção de sinais sem fio.
Henryk Magnuski
A primeira máquina refrigeradora foi construída em 1856, usando o princípio da compressão de vapor, pelo australiano James Harrison, que tinha sido contratado por uma fábrica de cerveja para produzir uma máquina que refrescasse aquele produto durante o seu processo de fabricação, e para a indústria de carne processada ...
Os protótipos da geladeira O responsável por esse feito foi o americano Oliver Evans, que em 1834 criou a primeira máquina prática para refrigeração. Seu equipamento também foi o primeiro a usar vapor ao invés de líquido refrigerado.