As primeiras razões para uma gengiva inchada são as inflamações locais, como a gengivite e periodontite - estágio mais avançado da doença. Mas esse sintoma nem sempre significa uma complicação bucal. O dentista afirma que aftas e fatores externos, como o uso do tabaco podem influenciar para o aumento do tecido mucoso.
Pericoronarite é um processo inflamatório em um dente que está parcialmente coberto pela gengiva. Essa condição muitas vezes é causada por má higiene bucal aliada ao dente parcialmente irrompido (quando ainda está dentro do osso), sendo mais comum nos terceiro molares, os famosos dentes sisos.
Algumas práticas auxiliam no tratamento deste problema são:
A gengiva quando está neste estágio, ou seja, descolando do dente, indica estar em um processo de inflamação ou infecção das gengivas denominada de periodontite. Isso significa que o paciente apresenta um quadro de gengivite que não foi tratado.
Formação de bolsas nas gengivas A retração gengival faz com que a gengiva que se solta forme algumas bolsas ao redor dos dentes. É como um tecido que se afrouxa, liberando espaço entre a gengiva o dente, que se torna mais um local que retém alimentos e bactérias.
A principal causa de inflamação na gengiva é o acúmulo de placa bacteriana. A exposição do tecido gengival à placa dental resulta na inflamação dele, e esse é considerado um sinal clínico de gengivite. Entre os indícios desse quadro estão alterações de cor, tamanho, forma, consistência e tendência a sangramento.
A acumulação da placa bacteriana é uma das principais causas do sangramento das gengivas (gengivite). Quando as bactérias se acumulam na sua boca, as toxinas produzidas podem levar a mau odor da boca. As bactérias decompõem restos de comida na boca e podem libertar gases com mau odor, provocando mau hálito.
O aparecimento de bolha na gengiva é normalmente indicativo de infecção, sendo importante ir ao dentista para que seja identificada a causa e iniciado o tratamento adequado, que corresponde à melhora dos hábitos de higienização da boca, além do uso de antibióticos, em alguns casos.
Uso do gengilone é mais indicado para aftas ou mordidas nas bochechas. Feridas por algum trauma pequeno. Como há presença de pus, vá o mais depressa a um profissional com especialidade em Endodontia. Certamente se trata de uma infecção do canal radicular do dente prox a região da bolha.
✨ Os “pontinhos brancos” chamamos de Nódulos de Bohn e Pérolas de Epstein, são facilmente confundidos pelos pais com os dentes, enquanto na verdade são cistos da lâmina dentária (remanescentes de tecidos). 👉🏻 Ambos são pequenos nódulos brancos ou acinzentados, macios, assintomáticos (não tem dor), tamanho entre 1-3 mm.
Os resultados de um estudo mostraram que o uso de água e sal pode ser muito benéfico para inflamações na gengiva, como é o caso da gengivite....Dessa forma, o bochecho de água e sal pode:
Ad-Muc Pomada oral é um antiinflamatório e antibacteriano que ajuda a cicatrizar feridas nas partes internas da boca, nos casos de gengivite, estomatite e outras inflamações. Ad-Muc possui ação antiinflamatória e antibacteriana e auxilia no processo de cicatrização de feridas na mucosa bucal.
A retração da gengiva pode aparecer após o tratamento com aparelho ortodôntico, mas algumas alternativas terapêuticas recuperam, de forma eficiente, a harmonia do sorriso.
Este pode ser um sinal de que sua cavidade bucal está com gengivite. O quadro é conhecido pelo incômodo durante a limpeza e inchaço dos tecidos moles. Uma das principais causas é a falta de higiene. Por conta da dificuldade dessa atividade, pacientes com aparelho fixo comumente apresentam esse problema.
A medida que o paciente se acostuma à presença do novo item na cavidade oral, tudo volta ao normal. No entanto, a falta de higiene correta ao longo do tratamento pode resultar no aparecimento de cáries e problemas na gengiva, como inchaço e inflamações.
O uso de um aparelho ortodôntico pode tornar as suas gengivas mais vulneráveis. Às vezes, partículas de alimentos podem alojar-se dentro ou à volta dos aparelhos e, quando não removidas, podem levar à acumulação de placa bacteriana, uma das principais causas de sangramento das gengivas.
Sangramento nas gengivas são extremamente comuns – de tal forma que a maioria de nós vai experimentá-los durante a nossa vida....5 Maneiras de fazer as gengivas pararem de sangrar
A verdade é que sim, pacientes que enfrentam problemas periodontais podem usar aparelho ortodôntico. No entanto, é preciso fazê-lo de maneira adequada para esses casos, e isso envolve diferenças em termos de tratamentos.
Leucemia Gengivas inchadas e que crescem sobrem os dentes de maneira rápida e indolor são sinais clínicos comuns associados ao sangramento gengival característico. A dor oral é outro achado clínico frequente.
Cuspir sangue é a condição clínica conhecida como Hemoptise, onde a pessoa expele sangue pela boca, seja através da saliva ou do catarro durante a tosse. Ademais, o fato de cuspir sangue pode vir tanto de causas inofensivas quanto perigosas, como lesões ou doenças. Seja qual for à causa, pode indicar um alerta à saúde.