Sim, é correto. Mas é melhor falar só "ontem" mesmo.
A forma certa como se escreve a palavra é ontem, sem h. Essa confusão ocorre porque a letra h não é pronunciada quando escrita no início das palavras na língua portuguesa, como em hoje e hipopótamo, mas a grafia correta do termo em questão é sem a letra h.
O verbete ontens é uma forma flexionada de "ontem".
Hoje fica com inicial, porque o deve à palavra latina donde evoluiu, hodie; do mesmo modo, hilariante manterá o , porque o seu radical tem origem no latim hilărus, a, um ou hilăris, e, «alegre, contente, risonho».
A recomendação aos bancos é que seja válido o valor escrito por extenso e como determinadas informações no campo especifico podem ser adulteradas, o uso do "h" antes do "um" deve ser seguido. O número "um" quando escrito pode sofrer acréscimo que modifique a o valor se espaços forem deixados.
A letra H faz referência a tecnologia HSPA (High Speed Packet Access) ou o padrão HSDPA (High Speed Downlink Packet Access). Esta conexão atinge uma velocidade considerada alta, de até 14 Mb/s (megabits por segundo). O símbolo H+ indica a tecnologia chamada Evolved HSPA (HSPA Evoluído).
O h é a única letra do alfabeto português sem valor fonético, ou seja, sem som. A consoante h pode aparecer no início, no meio ou no fim das palavras....Palavras com H no início
Nas palavras Hotelaria, Honestidade e Habilidade, a letra H não representa nenhum fonema, ou seja, não tem som. Nas palavras Salsicha, Bilhete e Campainha, a letra H modifica os sons das letras C, L e N, deixando-as com sons mais fortes.
Apesar de não representar nenhum som, a letra H exerce três papéis na língua portuguesa moderna: ... Por ser palavra do cotidiano perdeu a letra inicial e sofreu alteração da consoante 'b' para 'v' (troca ainda hoje verificada nas diversas variantes linguísticas como em 'assobio/assovio').
O h é a única letra do nosso alfabeto sem valor fonético, ou seja, sem som. ... Nos dígrafos, cada consoante perde sua unidade sonora, uma vez que a sequência das duas consoantes forma um único som, representando apenas um fonema.
Orelha, 'lh' sai com som de 'lia' , oreLIa. Habilidade e Honestidade, o 'h' não produz efeito sono, ABILIDADE/HABILIDADE ONESTIDADE/H ONESTIDADE. Salsicha, 'ch' produz som de 'x' , salsiXa.
H (agá) é a oitava letra do alfabeto latino. É a única letra do alfabeto que, em palavras nativas da língua portuguesa, não tem som algum.
O “H” é uma letra que, sozinha, não possui nenhum valor fonético, ou seja, não representa nenhum som. Ainda assim é usado no início de várias palavras. A maioria das gramáticas diz apenas que o “H” deve ser empregado no início de palavras nas quais a etimologia o justifique.
A consoante n se junta à consoante h na formação do dígrafo consonantal nh. Essas duas letras, quando juntas, perdem a sua unidade sonora, formando apenas um fonema, ou seja, formando apenas um único som.
«Se um h inicial passa a interior, por via de composição, e o elemento em que figura se aglutina ao precedente, suprime-se: anarmónico, biebdomadário, desarmonia, desumano, exaurir, inábil, lobisomem, reabilitar, reaver, transumar.
Depois vou tratar de cada uma delas com mais detalhes. QUANDO "R" ESTÁ ENTRE UMA VOGAL E UMA CONSOANTE: Quando está entre uma vogal e uma consoante, a letra "R" se encontra no final da sílaba. Esta situação é semelhante à situação da letra "R" que está no fim da palavra, vai depender muito do sotaque da região.
Os dígrafos podem ser consonantais ou vocálicos.
Organize os pinos (garrafas) intercalando os dígrafos e a letra H. Divida o espaço do quadro em 2, um espaço para cada equipe. Divida cada coluna em 4 espaços e em cada espaço coloque os dígrafos CH, LH, NH e H inicial. Faça uma cópia para cada aluno e peça que registrem o aprendizado.
O erro na utilização de lh ou li é comum devido à proximidade da pronúncia do dígrafo lh e da sílaba li.
Gramática. Dígrafo é quando duas letras emitem um único som! ... Então, quando isso ocorre, chamamos de dígrafo, o qual compreende o seguinte grupo de letras: lh, nh, ch, rr, ss, qu e gu (seguidos de e ou i), sc, sç, xc, xs.
Em algumas palavras, no entanto, o "u" representa um fonema semivogal ou vogal (aguentar, linguiça, aquífero...) Nesse caso, "gu" e "qu" não são dígrafos. Também não há dígrafos quando são seguidos de "a" ou "o" (quase, averiguo).
A língua portuguesa tem várias palavras com RR. Quando a pronúncia de uma palavra requer um som “r” forte e prolongado em algum lugar no meio da palavra, e este está entre duas vogais, torna-se necessário duplicar a consonante, formando uma palavra com rr.