Quando Arrancar O Dente De Leite?

Quando arrancar o dente de leite

O dente de leite (também chamado decíduo) começa a se formar quando o bebê ainda está na barriga da mãe. Quando chega a fase da troca dentária da criança para os dentes permanentes, é comum que ela e os pais sintam-se ansiosos, muitas vezes com insegurança e dúvidas.

Produto Relacionado:

Se o dente quebrar pode-se guardar o pedacinho do dente num copo com água, soro fisiológico ou leite para que o dentista veja se é possível restaurar o dente colando o próprio pedacinho quebrado ou com resina composta, melhorando a aparência do sorriso da criança.

Como é possível ver, há vários motivos que podem fazer com que os dentes de leite demorem a cair. Seja qual for a razão para o dente não cair, é importante que seja feito um acompanhamento profissional para que a causa seja identificada e tratada, pois todos os dentes de leite precisam ser substituídos.

A quantidade de dentes de leite (ou decíduos) que toda criança desenvolve são 20, sendo 10 na parte superior da mandíbula e 10 na parte inferior. Esses dentes são substituídos de forma gradativa por 32 dentes permanentes.

Dente de leite mole: é melhor tirar ou deixar cair sozinho? Qual é a hora certa de remover? Tire suas dúvidas e prepare-se para esse momento

Dente de leite mole: é melhor tirar ou deixar cair sozinho? Qual é a hora certa de remover? Tire suas dúvidas e prepare-se para esse momento

Quando os dentes permanentes já estão despontando e, mesmo assim, os de leite ainda não caíram, é possível que seja necessário levar a criança para uma avaliação com o dentista.

Por esse motivo, é fundamental que os dentes de leite sejam cuidados desde cedo, fazendo a limpeza adequada para evitar que sejam prejudicados. O ideal é que a escovação seja iniciada desde o surgimento do primeiro dente de leite, com o uso de uma escova especial. A partir de dois anos, já é indicado o uso do creme dental.

Apesar de essa ser a ordem de aparição mais comum, é possível que os dentes de leite acabem surgindo de maneira diferente. Porém, isso não é motivo para preocupação, já que cada criança se desenvolve de um jeito.

Faça o seu Checkup Online Gratuitamente.

Nos casos em que a criança demorou a ter os primeiros dentes, pode ser que demore para começar a cair. Por sua vez, nos casos em que o dente apareceu cedo algumas vezes quando a criança ainda tinha poucos meses, pode ser que o processo de troca aconteça até mesmo, antes dos cinco anos.

Após um traumatismo no dente, este pode partir, ficar muito maleável e cair ou, então, ficar manchado ou até mesmo com uma pequena bolinha de pus na gengiva. Dependendo da situação, deve-se:

Conteúdos Mais Vistos

Conteúdos Mais Vistos

Apesar de as crianças se sentirem receosas nessa fase, também experimentam a sensação de orgulho, pois a queda dos dentes é uma prova de que estão crescendo. Enquanto isso, os pais passam a perceber que os filhos realmente deixaram de ser os seus “bebês”.

A dentição decídua é a nossa primeira dentição. É formada por 20 dentes, os conhecidos dentes de leite. Entre os cinco e os seis anos de idade, é normal começarmos a perder estes dentes para dar lugar à dentição permanente ou definitiva, que será formada por 32 dentes.

Caso o dente mude de cor e ficar mais escuro que os outros, isso pode indicar que a polpa foi afetada e uma mudança de cor que se manifesta dias ou semanas depois do traumatismo no dente pode indicar que a raiz do dente morreu e que é preciso fazer a sua retirada através de uma cirurgia.

Dente de leite mole: é melhor tirar ou deixar cair sozinho? Qual é a hora certa de remover? Tire suas dúvidas e prepare-se para esse momento

Por vezes, um trauma dentário precisa ser avaliado logo após o seu acontecimento, após 3 meses e ainda após 6 meses e uma vez por ano, para que o dentista possa avaliar pessoalmente se o dente permanente está nascendo e se está saudável ou necessita de algum tratamento.

É importante que os pais se mantenham tranquilos nesse momento, para não deixar a criança ansiosa ou com medo. Uma dica é, ao invés de dizer que o dente será “arrancado”, dizer que vai “ajudar o dente a cair”.

Após uma pancada diretamente na boca, o dente pode ficar maleável e a gengiva pode ficar avermelhada, inchada ou com pus, o que pode indicar que a raiz foi afetada, podendo até mesmo infeccionar. Nesses casos, deve-se ir ao dentista, já que pode ser necessário retirar o dente através de uma cirurgia dentária. 

Quando o dente de leite fica mole, é melhor arrancar ou deixar cair sozinho?

Por isso, pode ser preciso que a criança use um aparelho mantenedor de espaço para evitar que os dentes se desloquem para locais errados. O tratamento pode ou não ser doloroso, o que vai depender de cada situação.

O dentista poderá colocar um fio de contenção para que o dente se recupere, mas se o dente doer e se tiver alguma mobilidade, existe a possibilidade de fratura, sendo preciso retirar o dente.

Publicador de Conteúdos e Mídias

O Tua Saúde, marca do Grupo Rede D'Or, é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar. Também facilitamos o acesso ao atendimento médico personalizado. As informações publicadas não devem ser utilizadas como substituto ao diagnóstico ou tratamento especializado, e não dispensam a consulta com um médico.

Além disso, a primeira visita ao dentista deve ser feita antes da criança completar um ano. Dessa forma, o dentista poderá acompanhar o desenvolvimento dos dentes de leite e orientar em relação a todos os cuidados necessários.

Se após o traumatismo o dente voltar a entrar na gengiva é necessário ir ao dentista imediatamente porque pode ser preciso fazer um raio-x para avaliar se o osso, a raiz do dente ou mesmo o germe do dente permanente foram afetados. O dentista poderá retirar o dente ou esperar que ele volte a sua posição normal sozinho, dependendo da quantidade de dente que entrou na gengiva.