crossorigin="anonymous">
Em gestantes com vacinação incompleta tendo recebido uma dose de vacina contendo o componente tetânico. Uma dose de dT e uma dose de dTpa, sendo que a dTpa deve ser aplicada a partir da 20ª semana de gestação, o mais precocemente possível. Respeitar intervalo mínimo de um mês entre elas.
Esta vacina, também é chamada de vacina acelular contra difteria, tétano e coqueluche (DTPa) e pode ser aplicada no braço ou coxa, por um enfermeiro ou médico, no posto de saúde ou numa clínica particular.
Mesmo com esquema completo (três doses da vacina) e/ou reforço em dia, a gestante deverá receber uma dose de dTpa a cada gestação. Em todos os casos, após completar o esquema, é necessário administrar uma dose de reforço a cada 10 anos.
O que fazer: é indicado aplicar gelo no local da vacina durante 15 minutos, 3 vezes por dia até que os sintomas desapareçam. O gelo deve estar coberto com uma fralda ou pano de algodão, para que o contato não seja direto com a pele.
Sim. Caso ele regurgite nos 15 minutos seguintes à vacinação. Para evitar o problema, os médicos recomendavam jejum de uma hora antes e depois da aplicação.
A vacina de rotavírus é uma vacina segura, porém como é uma vacina de vírus vivo atenuado, alguns eventos adversos podem ocorrer. Os mais comuns são: irritabilidade, febre, vômitos e diarréia, sendo o principal a irritabilidade, e todos com efeito autolimitado. Pode ocorrer sangue nas fezes, apesar de raro (0,6%).