Princípio Ativo: tacrolimo
Na fase inicial (aguda), desenvolvem-se áreas vermelhas, exsudativas e crostosas e, às vezes, bolhas. Esta fase dura de um a dois meses. Na fase crônica (tardia), o ato de coçar e esfregar origina áreas que parecem secas ou liquenificadas.
Cerca de 15 dias após a cura, a coceira deve melhorar. A melhora dos sintomas é normalmente um sinal de cura. Após o tratamento correto, as lesões na pele e a coceira evoluem diminuindo cada dia mais.
A Escabiose (Sarna) é uma infestação humana comum, altamente contagiosa, que pode afetar a família inteira, um de cada vez. Não é grave, não é do cachorro, afeta qualquer classe social e também não tem a ver com a má higiene, podendo ser curada em 1 ou 2 semanas.
Caso alguém já esteja contaminado com o parasita, na família, as roupas de uso pessoal, de cama e banho devem ser trocadas e lavadas diariamente com água quente (acima de 60oC). Caso não seja possível lavar as roupas com agua quente é importante que sejam secadas ao sol e passadas.
Sarna ou escabiose é uma parasitose humana causada pelo ácaro Sarcoptes scabiei variedade hominis. O contágio se dá somente entre humanos, por contato direto com pessoa ou roupas e outros objetos contaminados. O contato deve ser prolongado para que ocorra a contaminação.
É transmitida pelo contato direto entre pessoas, pelo compartilhamento de roupas, roupas de cama ou por relações sexuais. É comum em ambientes lotados e pouco higiênicos, como cadeias e zonas de baixo meretrício. Pode ser considerada uma DST, pois boa parte das transmissões ocorre em relações sexuais.
O principal sintoma é a coceira, que em geral é intensa e bastante incômoda, sendo mais comum à noite por ser o período de reprodução e deposição dos ovos.