"O Sugar Children” tem muito a ver com a fotografia, já que o açúcar é um cristal e a fotografia é um cristal prateado exposto à luz. É uma série pontilhista feita com açúcar sobre papel preto e depois fotografada em prata de gelatina.
A partir de 1988, Vik Muniz começou a desenvolver trabalhos que faziam uso da percepção e representação de imagens usando diferentes técnicas, a partir de materiais como o açúcar, chocolate, catchup, gel para cabelo e lixo. ... Muniz também recriou muitos trabalhos do pintor francês Monet.
Com uma criatividade apurada e o uso de materiais inusitados Muniz produziu diversas obras visuais. Alguns materiais utilizados por ele são: geleia, chocolate, açúcar, doce de leite, manteiga de amendoim, catchup, gel, xarope, lixo, etc. Para produzir as obras, muitas vezes ele utiliza um conta-gotas.
Vik Muniz (São Paulo - SP - 1961) Em 1983, passa a viver e trabalhar em Nova York. Realiza, desde 1988, séries de trabalhos nas quais investiga, principalmente, temas relativos à memória, à percepção e à representação de imagens do mundo das artes e dos meios de comunicação.
Nascido em 1961 em uma família pobre de São Paulo, sob a ditadura militar que forjou seu caráter, Vik Muniz passou sua infância fazendo rabiscos. Seu pai era garçom, sua mãe atendente. Sua avó era, segundo ele, fascinante. "Ela aprendeu a ler sozinha".
São Paulo, São Paulo, Brasil
Conceituado no mercado internacional, Vik Muniz mora atualmente entre o Rio de Janeiro e Nova York.
Vik Muniz (1961) é um artista plástico brasileiro, fotógrafo e pintor, é conhecido por usar materiais inusitados em suas obras, como lixo, açúcar e chocolate. ... Fotografou os desenhos e a partir de então, pintou as fotos para conferir um ar de realidade original. A série de desenhos foi denominada “The Best of Life”.
Resposta. Resposta: Sim pq ele usa lixo, materiais recicláveis para confeccionar a suas obras isso contribuem bastante para o meio ambiente e a natureza.
R: Com os catadores do próprio lixão. 4) Porque escolheu trabalhar com aquele material? R: Para mostrar que o que nós consideramos lixo, também pode ser transformado em arte.
Em 2010, produziu um documentário intitulado “Lixo Extraordinário”, com catadores de lixo, rodado no Jardim Gramacho, maior aterro sanitário da América Latina, localizado na cidade de Duque de Caxias, cidade localizada na área metropolitana do Rio de Janeiro.
Indicado ao Oscar, "Lixo Extraordinário" mostra a relação entre arte, lixo e realidade brasileira. Documentário sobre o trabalho do artista brasileiro Vik Muniz com catadores de lixo estreia na Alemanha. ... O filme vai além do trabalho de Muniz.
Resíduo Extraordinário é o lixo comum, produzido por estabelecimentos comerciais e residenciais até uma determinada quantidade, e são classificados como lixo domiciliar. Todos os dias milhares de toneladas de resíduos extraordinários são gerados somente no estado do Rio de Janeiro.
O documentário Lixo Extraordinário acompanha durante dois anos o desdobramento do trabalho do artista plástico Vik Muniz no maior aterro sanitário do mundo, no Jardim Gramacho, município de Duque de Caxias, Rio de Janeiro.
Jardim Gramacho
Por outro lado, o lixo aparece no documentário sob dois aspectos: um ambiente no qual todo o lixo se mistura e se espalhado e. o lixo como uma forma de arte, especialmente o lixo reciclado sendo trabalhado para criar uma obra.
Resposta: Foi realizado no Jardim Gramacho, por Vick Muniz. Explicação: Porque é o maior aterro sanitário na América Latina.
Resposta: Ela queria mostrar para os outros que o lixo pode ser utilizado como uma arte sim... Era soh saber usar...
Lixo extraordinário (Waste Land) A idéia é reproduzir fotos tiradas no local em grandes retratos com o material encontrado nos amontoados de lixo. Com a ajuda dos catadores, o artista cria as obras de arte e ao mesmo tempo conhece suas histórias de vida.
Vick Muniz é um artista plástico brasileiro, fotógrafo e pintor, é conhecido por usar materiais inusitados em suas obras, como lixo, açúcar e chocolate....e sua proposta ao idealizar o documento lixo extraordinário é mostrar a vida difícil de várias pessoas que vivem no lixo que dependem dele para sobreviver.
Explicação: nao devemos ver o lixo como um fim, e sim, um meio para novas possibilidades. o lixo pode ser transformado em outras coisas, ser reciclado de maneira simples utilizando e misturando materiais.
Qual foi o maior aprendizado pessoal que “Lixo Extraordinário” te proporcionou? O maior aprendizado que eu tive foi com os personagens/catadores do filme. Descobri que existe um mundo rico de valores, dignidade e humor num lugar onde normalmente só se vê miséria. Como montadora, você assinou vários filmes premiados.
Resumo da concepção artística de Vik Muniz Vik Muniz: A ideia de você criar uma construção a partir de um material, cuja estética, pela associação ao significado do lixo, já está muito poluída, já impregna tudo que não é usável.