[ Botânica ] Conjunto dos grãos minúsculos produzidos pelas flores das angiospérmicas ou pelas pinhas masculinas das gimnospérmicas, e que constituem os elementos reprodutores masculinos, que fecundam os óvulos e originam as sementes. Plural: pólenes ou polens. Plural: pólenes.
Em Portugal, o plural de hífen é hífenes*. No Brasil, usam-se dois plurais: hífenes e hifens (a primeira variante com acento e a segunda sem acento). * Assim registado, também, no Vocabulário da Língua Portuguesa de Rebelo Gonçalves, de 1966.
O pólen (do grego "pales" = "farinha" ou "pó") é o conjunto dos minúsculos grãos produzidos pelas flores das angiospermas (ou pelas pinhas masculinas das gimnospermas), que são os elementos reprodutores masculinos ou microgametófitos, onde se encontram os gâmetas que vão fecundar os óvulos, que posteriormente irão se ...
Na verdade, as duas formas de escrita estão corretas e podem ser encontradas nos dicionários. Um dos significados da palavra é “parte do corpo humano que encerra os intestinos”. Tem como sinônimos “barriga”, “ventre”. Exemplo: “O paciente passou por cirurgia no abdômen (ou abdome)”.
O abdômen (abdome/abdómen) é a região do corpo localizada entre o tórax e a pelve.
Significado de Abdômen substantivo masculino Parte localizada no corpo humano que, separada do tórax pelo diafragma, abriga os sistemas digestivo e geniturinário. ... Do latim "abdomen", ventre, barriga.
JU
O certo é CAJU. As palavras oxítonas terminadas em “u” não têm acento agudo. A regra das palavras oxítonas ( =sílaba tônica na última sílaba) manda acentuar graficamente só as terminadas em “a”, “e” e “o “, seguidas ou não de “s”: A(s): sofá, sabiá, atrás, aliás...
Significado de Caju substantivo masculino [Brasil] Pedúnculo carnudo e sumarento, comestível, de que pende o fruto propriamente dito ("castanha") do cajueiro.
Muito apreciado pelos índios, o fruto, em tupi guarani, significa “noz que se produz”. Acredita-se que foi por meio das castanhas que os índios levaram o caju para o interior árido e seco, prova de que a fruta é pouco exigente em relação ao solo.
O sistema de cavernas chamado de landu ( que significa aranha em tupi), foi descoberto há pouco tempo e fica na região próxima á caverna do Botuverá, há pouco mais de 100 km de Manaus.
A palavra “pitanga” vem do tupi-guarani, que significa vermelho. A pitangueira é usada como árvore ornamental em várias cidades brasileiras. Frutifica de outubro a janeiro. Um dos principais produtores da fruta é o estado de Pernambuco.