crossorigin="anonymous">
As funções da literatura
Ademais, existem cinco funções literárias, sendo elas: a cognitiva, a lúdica, a estética, a político-social e a catártica. ... A função cognitiva se refere à aquisição do conhecimento. Na Literatura, a escritora ou escritor tem uma noção pessoal da realidade que a rodeia.
Os textos literários são textos narrativos e/ou poéticos e sua principal função é entreter. Os textos não-literários são textos cujo principal objetivo é transmitir informações, e não contém os mesmos elementos narrativos e artísticos dos textos literários.
Função catártica vem da catarse. Em tradução livre do grego (kátharsis), a palavra catarse significa "purificação". Essa função, tanto em produções literárias, quanto outros tipos de produção artística, tem ligação com o alívio do espectador/leitor, sua "purificação".
Explicação: A função social da literatura é retratar/refletir a sociedade, uma vez que o laço que une literatura e sociedade é indissociável. Logo, a literatura cumpre uma prática ética, social e ideológica.
Caracteriza uma arte que transmite conhecimentos e informações. - FUNÇÃO EVASIVA: a arte constitui um lugar de fuga, devido à insatisfação com a realidade. Geralmente a fuga se dá através de uma arte utópica.
TEM POR OBJETIVO DIVERTIR, PROPORCIONAR PRAZER. PARA OS GREGOS A ARTE TINHA UMA FUNÇÃO HEDONÍSTICA, OU SEJA, DEVIA CAUSAR PRAZER, RETRATANDO O BELO.
A arte, em geral, é um trabalho de conexão com a alma, com o mundo e com aqueles que estão a sua volta. Ela estabelece uma troca de energia, de expressões, de sentimentos e sensações. É por meio dessa troca que conseguimos compreender o valor do outro e o que realmente consideramos importante em nossas vidas.
Por meio da arte a humanidade expressa suas necessidades, crenças, desejos, sonhos. Todos têm uma história, que pode ser individual ou coletiva. As representações artísticas nos oferecem elementos que facilitam a compreensão da história dos povos em cada período.
Ela pode ser vivida de várias formas, em especial na música, na escultura, na poesia, na pintura, na dança entre outros… Seus benefícios são inúmeros, entre eles, um canal para expressão de sentimentos e emoções promovendo o alívio de tensões e maior bem estar psicossocial.
A arte possui a capacidade de transformar o mundo que o rodeia, dada a sua capacidade de não só captar a realidade, mas expressá-la por meio de linguagens criadoras. A arte possibilita o encontro do ser consigo mesmo, de si com os outros, e com a totalidade da realidade humana.
A arte é uma forma de expressar os sentimentos. Ela traduz as experiências de vida, além de ser um veículo de informação. Por isso ela é importante na vida do ser humano.