EQST

Qual O Sentido Do Contraditrio Efetivo?

Qual o sentido do contraditório efetivo?

a parte tem o direito de influenciar nas decisões do juízo. O novo CPC, portanto, reafirma que o contraditório há que ser efetivo e não mera garantia ilusória de manifestação. Às partes deve ser assegurado o direito de influenciar nas decisões judiciais.

Como citar réu preso novo CPC?

O inciso II do artigo 72 do CPC/2015 dispõe que o juiz nomeará curador especial ao "réu preso revel, bem como ao réu revel citado por edital ou com hora certa, enquanto não for constituído advogado".

Qual o sentido do contraditório efetivo que o art 503 1º?

O art. 503, § 1.º, III, estabelece que o juízo precisa deter competência em razão da matéria e da pessoa para resolver a questão prejudicial como questão principal, para que sobre ela incida a coisa julgada.

O que é o princípio da não surpresa e qual sua relação com o princípio do contraditório?

O Código de Processo Civil de 2015 (CPC/2015) trouxe em seu artigo 10 o chamado princípio da não surpresa: o juiz não poderá decidir com base em fundamento sobre o qual não se tenha dado às partes a oportunidade de se manifestar, mesmo que se trate de matéria que deva ser decidida de ofício.

O que é uma decisão de ofício?

Ela vem do latim ex officio, que significa "por lei, oficialmente, em virtude do cargo ocupado". Se diz que o ato de um administrador público ou de um juiz foi "de ofício" quando ele foi executado em virtude do cargo ocupado: sem a necessidade de iniciativa ou participação de terceiros.

Como citar alguém preso?

Se o réu estiver preso, será pessoalmente citado. Art. 361. Se o réu não for encontrado, será citado por edital, com o prazo de 15 (quinze) dias.

Como é feita a citação de réu preso?

A citação inicial farse-á por mandado, quando o réu estiver no território sujeito à jurisdição do juiz que a houver ordenado. Citação do insano mental: A citação deve ser feita na pessoa do acusado. Quando se tratar de insano mental, a citação será feita através da pessoa do curador.

O que é ação prejudicial?

Qualificam-se como prejudiciais as questões atinentes à existência, inexistência ou modo de ser de uma relação ou situação jurídica que, embora sem constituir propriamente o objeto da pretensão formulada (mérito da causa), são relevantes para a solução desse mérito (por exemplo, relação de filiação, na ação de ...

Quais princípios se relacionam com a não surpresa e a Garantem?

Além da garantia processual de influência, o princípio do contraditório passa a ter a garantia de não surpresa das decisões[xi]. ... O CPC de Portugal de 2013, no seu artigo 3.º- 3, positivou a norma que garante o cumprimento do princípio do contraditório e busca proibir a decisão surpresa.