O que uma franquia de uma empresa? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
No Brasil, a franquia empresarial é regulada pela lei 8.955/94 (clique aqui), que a define como "o sistema pelo qual um franqueador cede ao franqueado o direito de uso de marca ou patente, associado ao direito de distribuição exclusiva ou semi-exclusiva de produtos ou serviços e, eventualmente, também ao direito de uso ...
O que é franquia de exemplo?
Este negócio pode ser uma marca, um serviço, um produto ou até mesmo um conceito. As franquias abrangem diversos segmentos de mercado e têm como principal característica a padronização de processos e de produtos. Um exemplo que você provavelmente já viu, mesmo sem se dar conta, são as lojas de shoppings centers.
Como se constituem as franquias?
Para que exista um contrato de franquia, é mister que existam um franqueador e um franqueado. ... A franquia tem como fim a distribuição de uma marca ou produto com a assistência técnica do franqueador. Sendo assim, além da concessão da franquia, deve o franqueador prestar assistência técnica ao franqueado.
O que é um franqueado conceito?
Que ou quem concede a exploração de um produto, uma marca comercial ou um serviço, através de um contrato, geralmente num sistema de negócio fixo e com pagamento de direitos (ex.: empresa franqueadora; o franqueador quer expandir-se internacionalmente).
Como funciona o sistema de franquias no Brasil?
O sistema de franquia consiste no acordo entre duas partes: franqueador e franqueado. O primeiro cede ao franqueado direitos para que ele possa usufruir dos benefícios do seu modelo de negócios. Dessa forma, o investidor pode usufruir do uso da marca, comercialização, sistema de operação e de gestão.
O que uma franquia deve oferecer?
O franqueador deve repassar seu conhecimento aos franqueados e oferecer ferramentas para que a franquia consiga obter sucesso, desde a seleção do ponto comercial, até treinamentos rotineiros. ... Sendo assim, confira, a seguir, quais os tipos de suporte que o franqueador pode proporcionar a seus franqueados.
Quais são os tipos de franquias?
Quais são os tipos de franquia existentes?
Franquia unitária. Esse é o modelo mais comum. ...
Franquia Master. ...
Franquia de desenvolvimento de área. ...
Microfranquia. ...
Shop in shop. ...
Franquia de conversão. ...
Franquia combinada. ...
Franquia social.
Mais itens...
Qual o conceito do contrato de franquia?
CONCEITO DE FRANQUIA O contrato de franquia é o acordo em que o detentor de propriedade industrial concede permissão para determinada empresa produzir e comercializar de forma direta, produtos de marcas consolidadas no mercado.
Qual a vantagem de ter uma franquia?
As vantagens estão no acesso a um conhecimento (know how) prévio por parte do franqueador em relação a determinado produto ou serviço que teve ótima aceitação no mercado, e às facilidades proporcionadas pela licença de uso de uma marca consolidada ou em franca expansão.
Como as franquias ganham dinheiro?
O franqueado paga uma taxa inicial de instalação e uma taxa anual de franquia em troca desses benefícios. Mas quanto dinheiro os proprietários de franquia realmente ganham? ... Por esse motivo, a maioria dos franqueadores se baseia na Circular de Oferta de Franquia (COF).
O que mudou na nova lei de franquia?
A Nova Lei de Franquias confirma a ausência de relação de consumo entre franqueado e franqueador, bem como a ausência de vínculo empregatício entre empregados do franqueado e o franqueador, aspectos consolidados pela jurisprudência, mas que agrega maior segurança jurídica ao modelo de negócio.
Qual a função de um franqueado?
A função dos franqueados é gerir uma unidade de franquia. Sua loja faz parte do plano de expansão da rede. Para que ele seja efetivo, é fundamental manter padrões de qualidade na oferta ao público consumidor e isso só é possível com uma boa gestão por parte do operador.
Qual é o papel do franqueado?
É papel do franqueador definir e desenvolver o conceito do negócio que será franqueado. Além disso, a marca deve criar normas, processos, políticas e padrões que devem ser seguidos pelos franqueados para a implantação, a operação e a gestão das respectivas franquias.
O que está incluso no valor da franquia?
A Taxa de Franquia é a primeira taxa apresentada e cobrada ao franqueado. ... Nela, estão inclusos também itens como: treinamento inicial, suporte de implantação e todas as ações do franqueador para viabilizar o início da operação da franquia.
Como funciona o sistema de franquia e venda direta?
O sistema de franquia consiste no acordo entre duas partes: franqueador e franqueado. O primeiro cede ao franqueado direitos para que ele possa usufruir dos benefícios do seu modelo de negócios. Dessa forma, o investidor pode usufruir do uso da marca, comercialização, sistema de operação e de gestão.
O que se espera de uma franquia?
Como já mencionamos, além de ter afinidade com o negócio, é fundamental escolher um franqueador que tenha experiência no mercado, solidez e credibilidade. É essencial, ainda, que a rede ofereça o suporte necessário para que seus franqueados também sejam bem-sucedidos.
Qual a razão do sucesso das franquias?
Reconhecimento da marca Outra razão do sucesso das franquias é que esse tipo de negócio é mais facilmente reconhecido pelo consumidor. Ou seja, o usuário sabe o que ela tem a oferecer, pois entende que aquela unidade vai entregar exatamente o mesmo que as demais. Seja um produto ou um serviço.
Quais são os formatos mais conhecidos de franquias?
Desta forma podemos destacar alguns modelos de franquia, como:
Franquia unitária. Cessão de direito de abertura de uma unidade, com exclusividade de atuação em local determinado pelo franqueador. ...