A tendência Liberal Tecnicista surge no século XX, com o objetivo de implementar o modelo empresarial na escola, ou seja, aplicar na escola o modelo de racionalização típico do sistema de produção capitalista.
A grande contribuição do Construtivismo, pautado na obra de Piaget e na aplicação pedagógica das teorias construtivistas, em relação à educação é a de que a aprendizagem não acontece de forma passiva pelo aluno, cabendo ao professor a tarefa de criar possibilidades enquanto sujeito mediador da aprendizagem e promover ...
Movimento artístico de vanguarda, o construtivismo surgiu na Rússia, no início do século XX, e se estendeu pela Europa. O seu aparecimento está ligado ao desenvolvimento da ciência e ao surgimento de máquinas.
Para Giddens, as estruturas são regras e recursos (conjuntos de relações de transformação), organizado como propriedades dos sistemas sociais. Regras são padrões de pessoas que podem seguir na vida social. Recursos relacionam com que é criado pela ação humana, e não são dadas por natureza.
Construída na segunda metade do século XX, a teoria sociológica de Pierre Bourdieu (1930-2002) emprega o conceito de habitus para denominar como os seres humanos se formam historicamente na vida em sociedade, assimilando as influências dos meios sociais e culturais em que vivem, mas, ao mesmo tempo, tornando-se ...
Pierre Bourdieu defende a concepção de que as representações sociais são influenciadas pelas ideias, valores, crenças e ideologias existentes anteriormente em uma sociedade, e que se fazem presentes na linguagem que utilizamos para nos comunicar, nas religiões e no chamado senso comum que compõem o habitus de cada ...
é significativo conceito de habitus em bourdieu na medida em que permite analisarmos as formas como um indivíduo e o grupo Se orienta sua ação no contexto das sociedades como resultado das relações sociais ao mesmo tempo que envolve a reprodução das relações objetivas e causa orientação nas ações dos mesmos indivíduos ...
Nas palavras de Bourdieu (2007), o habitus é um “sistema de disposições socialmente constituídas que, enquanto estruturas estruturadas e estruturantes, constituem o princípio gerador e unificador do conjunto das práticas e das ideologias características de um grupo de agentes” (p.
São princípios geradores que o homem carrega dentro de si, e que foram dados pelo meio social. O habitus é individual, mas ele se constrói no processo de socialização. ... Nesse sentido, o habitus é se incorpora nas práticas dos indivíduos, e é moldado historicamente.
Por isso a noção de habitus articula o individual e o coletivo. A noção de habitusengloba o corpo porque enquanto disposição passa a orientar as práticas corporais que traduzem uma maneira de ser no mundo. Para Bourdieu (2001, p.