Lúdico é a forma de desenvolver a criatividade, os conhecimentos, através de jogos, música e dança. ... A atividade lúdica tem o objetivo de produzir prazer e diversão. Quem pratica esta atividade percebe que ela vem acompanhada de inúmeras brincadeiras para enriquecer nossos conhecimentos de forma prazerosa na educação.
2 – PRÉ-ESCOLA E SEU DESENVOLVIMENTO POR MEIO DA UTILIZAÇÃO DOS JOGOS LÚDICOS. ... Já no Pré-escolar, o objetivo é acompanhar a evolução emocional de cada criança através da criatividade individual e integração com as demais, oferecendo ambientes para que ela possa descobrir e realizar tarefas com prazer e alegria.
O jogo é uma ferramenta que contribui na formação corporal, afetivo e cognitivo, por ter uma característica lúdica se torna mais atrativa e eficiente em seu desenvolvimento, preparando sua inteligência e caráter, tendo conhecimento de quantidade e de espaço.
Jogo é um termo do latim, "jocus", que significa brincadeira, divertimento. ... Jogos geralmente envolvem estimulação mental ou física e muitas vezes ambos. Muitos deles ajudam a desenvolver habilidades práticas, servem como uma forma de exercícios ou realizam um papel educativo, simulação ou psicológica.
Jogos educacionais são jogos elaborados especificamente para ensinar as pessoas sobre um determinado assunto, expandir conceitos, reforçar desenvolvimento e entendimento sobre um evento histórico ou cultural. Em resumo, são jogos que têm como objetivo passar para as crianças algum fundamento ético ou valores de vida.
O objetivo da equipe atacante consiste em fazer com que a bola rebata em um dos quadros para que ela caia na quadra, sem que a outra equipe a recupere. ... Se depois do rebote a bola cair na quadra antes que o adversário a agarre, o ponto é a favor. Senão, o jogo continua e o papel das duas equipes se alterna.
Jogos educativos estimulam e favorecem o aprendizado dos discentes e o processo de socialização, além de contribuir para a formação de sua personalidade. Para isso, os jogos educativos mobilizam esquemas mentais, estimulam o pensamento, a ordenação de tempo e de espaço.
Os jogos educativos ou didáticos quando orientados pelo professor, promovem a aprendizagem dos conteúdos, desenvolvendo o pensamento e levando a uma participação ativa. ... O jogo apresenta condições facilitadoras de aprendizagem, abrangendo os níveis: cognitivo, perceptivo, motor, social e afetivo.
Os jogos e brincadeiras proporcionam as crianças, aprender de forma prazerosa. Por meio dos jogos e brincadeiras as crianças interagem umas com as outras desenvolvendo suas habilidades, ampliando seu intelecto sem ter a “obrigação” de aprender; tudo acontece de forma espontânea.
Os jogos didáticos, como já se viu, podem ser utilizados em diferentes contextos educativos....7 Tipos de brinquedos que estimulam diferentes competências
Conheça dez jogos educativos online
A Straits Research fez então a curadoria de uma lista dos gêneros de jogos mais populares, confira o ranking baseado em dados de 2020:
Os jogos educativos digitais possibilitam ao aluno uma aprendizagem de forma mais atraente do que as práticas pedagógicas tradicionais, uma vez que acontece de forma lúdica. Com o jogo as crianças aprendem a trabalhar em equipe e interagir de maneira mais efetiva.
As principais características dos jogos eletrônicos são interatividade e controle onde o jogador decide as próprias ações no game.
Os jogos eletrônicos educativos também são uma maneira de aproximar professores e pais do mundo da criança. Alguns deles permitem a atividade em dupla e estimulam a interação com outras pessoas. Essa é uma maneira de facilitar o convívio social e criar espaços para diálogos em sala de aula.
Como instrumento de aprendizagem, os jogos ajudam no desenvolvimento do aluno sob as perspectivas criativa, afetiva, histórica, social e cultural. Jogando, a criança inventa, descobre, desenvolve habilidades e experimenta novos pontos de vista.
Jogos pedagógicos no desenvolvimento de habilidades cognitivas. O brincar permite um jogo de imaginação no qual a criança desenvolve atenção e concentração, além de exprimir o que sente, desenvolvendo o aspecto socioemocional. Proporciona o “aprender fazendo”.
Os jogos propiciam o meio para que o aluno induza o seu raciocínio, a reflexão e consequentemente a construção do seu conhecimento. Além disso, promove a construção do conhecimento cognitivo, físico, social e psicomotor o que o leva a memorizar mais facilmente o assunto abordado.
1. As brincadeiras exercitam e melhoram a capacidade emocional, intelectual, motora e social das crianças. 2. O universo lúdico da brincadeira permite experimentar novos sentimentos, reproduzindo situações vividas em seu cotidiano, fazendo um treino para a vida adulta.
Conheça os 10 benefícios de brincar e veja como isso ajuda a criança a crescer.
Saiba quais são os principais benefícios do videogame
Você sabe o que as brincadeiras antigas proporcionam?
Brincadeiras do tempo de pais e avós para serem compartilhadas com as crianças
Resposta: os brinquedos de antigamente eram muitos sem graça sem tecnologia os de agora são tem muita tecnologia.