crossorigin="anonymous">
Os ossos do carpo são oito, e estão distribuídos em duas fileiras. Na fileira proximal, temos os ossos escafóide, semilunar, piramidal e pisiforme. Na distal, os ossos trapézio, trapezóide, capitato e hamato.
Artrite de articulações das mãos: punhos, interfalangeanas proximais (articulação do meio dos dedos) e metacarpofalangeanas (entre os dedos e mão).
Deslocamento das Articulações Interfalangeanas Proximais e Distais. Usualmente por traumas diretos, ocorrem em movimentos de hiperextensão ou estresse lateral. Possui graduações de 1 a 3, de acordo com o grau de liberdade entre as superfícies articulares.
A articulação metacarpofalangeana é do tipo côndilo, formada pela recepção das cabeças arrendondadas dos ossos do metacarpo nas cavidades rasas das extremidades proximais das falanges, com exceção do polegar, que possui articulação em em sela.
A articulação metacarpofalangeana é um gínglimo formado pela junção da extremidade distal do III metacarpiano, a extremidade proximal da falange proximal e os ossos sesamóides proximais. Dentre as articulações do equino é a mais susceptível a lesões.
A articulação radiocarpal, do tipo condilar possuem movimentos em dois planos. Um no sagital, possibilitando a flexo-extensão, e outro no frontal, responsável pela abdução-adução. É formada pela articulação do escafóide com o trapézio e o trapezóide na região lateral.
O mecanismo de trauma predominante foi o movimento de rotação lateral do tronco sobre o fêmur em cadeia cinética fechada. Concluímos que a lesão do obturador externo pode ser confundida com uma lesão dos músculos adutores do quadril, devido à localização da dor relatada pelo indivíduo.
O músculo sartório encontra-se látero medial. Apresenta uma origem na espinha ilíaca ânterosuperior e inserção na tuberosidade ilíaca (medialmente). Este músculo faz o movimento de cruzar as pernas através da associação de flexão, abdução e rotação lateral coxa.
Função: Articulação coxofemoral: flexão da coxa, adução da coxa, rotação lateral da coxa, estabilização da pelve. Função: Articulação coxofemoral: flexão da coxa, adução da coxa, rotação lateral da coxa (porção adutora), extensão da coxa, rotação medial da coxa (porção isquicondilar), estabilização da pelve.