Tem mais depois da publicidade ;) A alumina é extraída do principal minério do alumínio: a bauxita, formada por uma mistura de óxidos de alumínio, sendo o principal o óxido de alumínio di-hidratado (Aℓ2O3 .
Bauxita
A obtenção do alumínio é feita a partir do mineral bauxita, o processo se dá em três etapas: Mineração, Refinaria e Redução. Mineração: A bauxita contém de 35% a 55% de óxido de alumínio, este mineral é extraído da natureza e através dele se obtém a Alumina (produto intermediário que leva à produção de Alumínio).
o alumínio
A produção começa com a matéria-prima bauxita, uma rocha que é lavrada a poucos metros abaixo do solo. Ao chegar à usina, a bauxita é lavada para eliminar a argila e britada, antes de ser transportada para o refino. No refinamento, é extraída a alumina ou o óxido de alumínio.
O aço é produzido, basicamente, a partir de minério de ferro, carvão e cal. ... O carvão, em contato com o oxigênio, produz calor que funde a carga metálica e dá início ao processo de redução do minério de ferro em um metal líquido: o ferro-gusa. O gusa é uma liga de ferro e carbono com um teor de carbono muito elevado.
13
O número atômico, simbolizado pela letra Z, corresponde à quantidade de prótons existentes no núcleo do átomo de determinado elemento químico. Por exemplo, o número atômico do hidrogênio é 1, o que significa que ele possui somente 1 próton em seu núcleo atômico.
Si
14
Significado de Silício substantivo masculino [Química] Elemento químico que, não metálico, se caracteriza por ser cinza e duro; encontrado com facilidade na natureza e de grande utilização na fabricação de aço muito resistente; representado pelo símbolo: Si.
É comumente encontrado como um silicato (SiO4, ou um átomo de silício ligado a quatro átomos de oxigênio) e de sílica (SiO2, ou um átomo de silício ligado a dois átomos de oxigênio). ... Por fim, mas não menos importante, o silício também é o principal componente estrutural do silicone sintético.
Utilizado para a produção de ligas metálicas, na preparação de silicones, na indústria cerâmica e, por ser um material semicondutor muito abundante, tem um interesse muito especial na indústria eletrônica e microeletrônica, como material básico para a produção de transistores para chips, células solares e em diversas ...
Sílica na cosmética Na cosmética, a sílica é um ingrediente versátil que, tal como as bolinhas dentro das malas, tem um poder importante: a sua capacidade de absorver a humidade e o óleo. Além disso, ajuda os cosméticos a aderir à pele e a melhorar a suavidade e o espalhamento das bases, dos cremes e dos pós.
O uso da Sílica Ativa, aumenta a vida útil das estruturas de concreto. ... A Sílica Ativa é um pó fino pulverizado obtido do processo de fabricação do silício metálico ou ferro silício. Portanto é um produto de origem metalúrgica, o que lhe confere maior estabilidade quanto a sua composição química e física.