Jorge Amado
No romance, Gabriela trai Nacib não apenas porque se sente presa ao casamento e aos costumes da sociedade. Ela também faz isso porque sente desejo por outros homens. ... A cena-chave do fim do casamento com Nacib, quando Gabriela é pega na cama com Tonico, é um exemplo gritante da mudança da personagem.
Jorge Amado
Elenco e equipe chegaram, então, no Junco do Salitre, sertão de Juazeiro. Foi lá, no meio da caatinga nordestina, que foram gravadas as cenas nas quais Gabriela (Juliana Paes) se despede de sua casa e foge com seu Tio Silva (Everaldo Pontes) da seca que assolava o lugar.
Paloma Amado Costa
O romancista baiano Antônio Torres, eleito no dia 7 de novembro do ano passado, tomou posse na Cadeira 23 – que tem como fundador Machado de Assis, primeiro Presidente da Academia, e, como patrono, José de Alencar –, em solenidade no Petit Trianon, no dia 9 de abril.
Jorge Amado é um importante escritor brasileiro porque é fundamental na valorização do negro no Brasil. O negro, quando chegou ao Brasil, trouxe da África contribuições efetivas à nossa civilização e cultura. O escritor revela uma identidade brasileira que muitos não aceitam, sobretudo parte da elite do país.
Jorge Amado (1912-2001) foi um escritor brasileiro, um dos maiores representantes da ficção regionalista que marcou o Segundo Tempo Modernista. Sua obra é baseada na exposição e análise realista dos cenários rurais e urbanos da Bahia.
Jorge Amado é considerado um representante da segunda fase do Modernismo no Brasil, voltada aos romances regionalistas. No entanto, sua obra é dividida pelos críticos literários em: Romances da Bahia ou proletários que retratam a vida na cidade de Salvador, como é o caso de Suor, O país do Carnaval e Capitães da areia.
6 de agosto de 2001
Itabuna, Bahia, Brasil
candomblé
Salvador, Bahia, Brasil
O país do Carnaval
Zélia Gattai
Bahia
Faculdade Nacional de Direito - FND/UFRJ1931–1935
Janeiro