O Kefir pode ser consumido em qualquer horário, desde que seja associado a uma alimentação equilibrada. Alguns especialistas recomendam também que ele seja consumido antes de dormir, pois assim, a absorção dos nutrientes será potencializada.
Confira abaixo 18 opções deliciosas de receitas com kefir!
LEITE DE VACA
Separe saquinhos plásticos de cozinha; Coe seu kefir e coloque cerca de 1 colher de sopa em cada saquinho. Não precisa lavar nem acrescentar água ou leite. No caso do kefir de água, deixe os grão secando por meia hora sobre papel-toalha, para desidratá-lo.
O consumo regular do kefir tem a capacidade de reduzir problemas intestinais, uma vez que as bactérias boas melhoram a digestão e aceleram o trânsito intestinal. A bebida oferece ainda uma grande variedade de compostos bioativos, incluindo os ácidos orgânicos e os peptídeos, que contribuem para a saúde.
A bebida pode conter altos níveis de vitamina B12, cálcio, magnésio, vitamina K, biotina, folato, enzimas e principalmente probióticos, bactérias do bem que trazem vários benefícios à saúde, como melhora da imunidade, tratamento de doenças inflamatórias, tratamento de alergias, intolerâncias alimentares e doenças ...
O tempo ideal de fermentação é de 24 a 48 horas, mas se a temperatura ambiente estiver muito alta a fermentação pode acontecer em 12 horas.. Aconselha-se não deixar os grãos na mesma água/leite por mais de 3 dias, eles podem morrer por falta de alimento.
Com referência ao teor vitamínico, o kefir apresenta vitaminas B1, B2, B5, C, A e K em sua composição e entre os minerais é uma boa fonte de Magnésio, Cálcio e Fósforo.
Compostos por colônias que aparentam pequenos grãos de canjica, e que lembram também a aparência do queijo cottage, com o gosto levemente azedo parecido com iogurte natural, derivado da fermentação lática causada por bactérias e leveduras que vivem em perfeita simbiose, esse produto não pode ser vendido, sendo ...
No caso de jogar os grãos em receitas (sucos, vitaminas, salada…) e consumir imediatamente, eles não vão fermentar o alimento, mas os grãos em si são fontes de probióticos. Quando eles forem usados pra fermentar um iogurte, queijo vegetal etc.
Você pode encontrar na internet, em fóruns e comunidades, pessoas que doam grãos de Kefir ou até mesmo, em lojas especializadas que fornecem tanto treinamento quanto os próprios grãos de Kefir. Portanto, se você conhece alguém que cultiva o kefir, peça a essa pessoa alguns grãos.
Adicione os grãos de Kefir – cerca de 2 a 4 colheres (sopa) para cada litro de leite. Cubra com um papel toalha ou um pano estilo voal (gaze ou fralda funcionam bem) e prenda com um elástico e deixe fermentando entre 24 e 48 horas em temperatura ambiente e em local longe de luz. (arrume um lugarzinho no seu armário).
O Kefir não é um alimento que encontramos em qualquer mercado ou supermercado no Brasil, apesar de ser comumente comercializado na Europa e nos Estados Unidos como um tipo de coalhada.
Lactobacillus
Alguns exemplos de probióticos são os lactobacilos e bifidobacterias. Além de poderem ser encontrados em grandes quantidades no kefir, os probióticos estão presentes em alguns iogurtes e produtos farmacêuticos.
Também conhecido como “quefir”, cogumelo tibetano, tibico, plantas de iogurte e cogumelo de iogurte, o kefir é um leite fermentado produzido a partir da ação dos micro-organismos presentes naturalmente nos grãos de kefir. ... O termo kefir vem do eslavo “keif”, que significa bem-estar ou bem viver.
Kefir, kéfir, quefir ou kephir é uma bebida fermentada, originária das montanhas do Cáucaso, cujo substrato mais comum é o leite (caprino, bovino ou de ovelha).
Kefir é um suplemento alimentar probiótico composto pela associação de vários microrganismos, como leveduras, lactobacilos e bactérias (principalmente ácido lácticas e ácido acéticas). Ele é considerado um alimento funcional e pode ser encontrado em forma de grãos ou como bebida fermentada.
Basicamente o Kefir contém: 8 leveduras, 2 bactérias acéticas, cerca de 16 lactobacilos, cerca de 9 streptococci/lactococci, ácido fólico, ácido pantotênico, biotina(vitamina B), cálcio, carboidratos, fósforo, gordura, lactase, magnésio, niacina (vitamina B3), potássio, proteínas, pyridoxina (vitamina B6), triptofano, ...
Alguns desses produtos vêm com três, quatro, cinco ou mais cepas probióticas e têm ajudado bastante na saúde da população.
A maioria das bactérias de ácido láctico no kefir é considerada como bactéria probiótica, como Lactobacillus kefiri, Lactobacillus casei, Lactobacillus kefiranofaciens, Pediococcus acidilactici e Lactococcus lactis, e têm potencialmente benefícios à saúde.
No iogurte geralmente há apenas um tipo de microrganismo presente, sendo mais comuns os gêneros Bifidobacterium e Lactobacillus. Em contrapartida, o Kefir tem uma microbiota mais diversa. Sendo assim, essa microbiota é constituída por bactérias ácido-lácticas, bactérias ácido-acéticas e leveduras.
O Kefir costuma ficar fermentando durante 24 a 48 horas, enquanto a Kombucha pode ficar fermentando de 7 a 25 dias, conforme a temperatura do ambiente. Em cidades mais frias, ela leva mais tempo, enquanto em cidades mais quentes o processo é mais rápido.