Aterros sanitários Neles, o chorume é recolhido por meio da instalação de um sistema de drenagem que impermeabiliza o solo. Depois de recolhido, ele é encaminhado para os tanques utilizados no tratamento biológico, onde ocorre a retenção dos metais pesados, de modo que a água possa retornar despoluída ao meio ambiente.
Mas, atenção, se o chorume for guardado em um ambiente fechado e por muito tempo, o seu cheiro se torna forte e desagradável. Por isso, não acumule esse material em casa durante longos períodos. A aplicação pode ser feita a cada 15 dias em vasos, canteiros e jardins.
Normalmente, o processo todo leva de 4 a 6 semanas, vai depender do tamanho da sua compostagem e também de outros fatores, como: quantidade de água, e/ou uso de materiais errados (carnes, ossos, peixes).
Para saber se o húmus está no ponto certo, pegue um pouco na mão e aperte. Se não pingar água e não esfarelar, você já pode usar nos seus vasinhos de plantas, horta e jardim.
Quem já tentou sabe como é. Deixe secar na sombra. O Sol pode esterilizar os microrganismos que irão ajudar a adubar seu jardim. Você verá que dentro de uns 5 dias, a camada da superfície já estará bem seca, retire com uma colher, sem remover.
Devido à claridade, as minhocas mergulharão para o fundo e com isso, pode-se retirar aos poucos a camada de cima. Raspe a camada superior do húmus com uma pazinha de lixo (ou qualquer outra ferramenta ou instrumento que você achar mais adequado) até o ponto em que a concentração de minhocas será alta.
Como as minhocas não gostam de claridade, elas “mergulharão” no adubo. Para acelerar esse movimento das minhocas, remova um pouco o adubo. Após as minhocas mergulharem, raspe o húmus de cima com uma pazinha retirando o húmus aos poucos.
Minhocas fugindo da composteira Elas fogem caso falte comida e também se a umidade estiver muito alta. ... Outro motivo que causa a fuga das minhocas, é o calor em excesso. A temperatura deve estar agradável para as minhocas, ou seja, é essencial manter a composteira em local sombreado e com ventilação.
Excesso de umidade Se houver gotejamento, coloque mais material seco (dê preferência para serragem, folhas secas, material palhoso seco e terra vegetal seca). Em seguida, remexa a mistura. Se sua composteira estiver seca, acrescente pedaços de fibra de coco umedecida, vegetais frescos ou mesmo água.
Dica 5 -Antes de mexer na composteira higienize a parte de fora das caixas, da tampa e a torneira. Você pode utilizar: um pano limpo com álcool a pelo menos 70%, ou faça uma solução de quatro colheres de chá (20 mL) de água sanitária por litro de água. Se desejar pode usar luvas para qualquer parte do processo.
Sua Composteira Doméstica deve ficar em um local arejado e sombreado. O calor em excesso compromete o bem estar e a vida das minhocas, além de acelerar o processo de decomposição e causar desequilíbrio. Inicialmente, coloque os resíduos orgânicos em cima do local onde as minhocas se encontram.
Para estar na medida certa, a mão deve ficar úmida, mas não deve escorrer, no entanto, podem pingar algumas gotas. Se o líquido ainda estiver escorrendo, é preciso adicionar mais terra ou serragem para equilibrar. Do mesmo modo, se o composto estiver muito seco deve ser adicionado um pouco de água.
Por cima das minhocas, jogue o lixo orgânico de cozinha sempre na caixa de cima e cubra com serragem de madeira ou folhas secas, tampando a composteira. Depois de mais ou menos 1 mês, a caixa estará cheia de resíduos – e aí, a caixa do meio que está vazia vai para cima, e a cheia, vai para o meio.
· A leira de compostagem deve ser colocada diretamente em contato com a terra, jamais sobre uma superfície de pedra ou cimento. Ela precisa do contato com a terra para que os organismos que ajudam no processo de decomposição penetre na pilha.
Quais resíduos de alimentos podem ser colocados na composteira
Devemos fazer compostagem porque quando esses resíduos são depositados em lixões, eles são responsáveis pela contaminação do solo, principalmente quando colocados em locais incorretos. A decomposição desse lixo gera gases tóxicos que contaminam os lençóis freáticos e colaboram com o efeito estufa.
As minhocas fazem um trabalho de fragmentação da matéria orgânica que permite que todo o ciclo de vida se renove. Facilitando a decomposição pelos micro-organismos, elas contribuem para a geração de húmus, enriquecimento do solo e diminuição do lixo destinado a aterros e lixões.
A compostagem é reconhecida como uma alternativa ambientalmente correta, segura e definitiva, que contribui diretamente para a redução dos passivos ambientais e esgotamento dos aterros, além de atender à PNRS (Política Nacional de Resíduos Sólidos) e ter importância estratégica para a solução de alguns problemas ...
O lixo orgânico pode ser utilizado, por exemplo, na produção de adubo orgânico, o qual pode ser utilizado na agricultura. O lixo orgânico é transformado em adubo orgânico na compostagem, um processo que funciona como uma reciclagem do lixo orgânico. ... Vale destacar que a compostagem pode ser feita até mesmo em casa.
Os resíduos orgânicos são constituídos basicamente por restos de animais ou vegetais descartados de atividades humanas. Os resíduos orgânicos se degradam espontaneamente em ambientes naturais e reciclam os nutrientes nos processos da natureza.
A reciclagem desse tipo de resíduo dá origem, por exemplo, aos biocombustíveis. Outra possível destinação do lixo orgânico são as compostagens, tanto ao nível residencial quanto industrial. Por meio delas, o resíduo orgânico é transformado em adubo e pode servir de substrato para uma horta caseira.
O que fazer com lixo orgânico? 4 sugestões para ser mais sustentável
As maiores vantagens da reciclagem são a minimização da utilização de fontes naturais, muitas vezes não renováveis; e a minimização da quantidade de resíduos que necessita de tratamento final, como aterramento, ou incineração, contribuindo para a preservação do meio ambiente.