crossorigin="anonymous">
O cogumelo porcini abocanhou o primeiro lugar, sendo eleito a melhor escolha para retardar o envelhecimento precoce e o risco de câncer.
Isto porque a regra número um é não lavá-los, muito menos deixar de molho. Extremamente porosos, os cogumelos absorvem a água rapidamente, o que pode alterar a textura e o sabor. "Lavá-los é um pecado", adverte a chef Silvia Percussi. "Se estiver muito sujo, passe na água rapidamente e enxugue com papel."
Dica básica: nada de lavar os cogumelos em água corrente! ... Eles absorvem água com muita facilidade, portanto, ao serem lavados em água corrente, acabam ficando encharcados e podem ficar murchos depois de refogados. A maneira certa de limpar os cogumelos é usando um pano de prato bem limpo e levemente umedecido.
Cogumelos são como esponjas, e absorvem muita água. Se você colocá-los de molho, por exemplo, eles vão soltar água na preparação. E mais: vão ficar molengas e sem gosto. Por isso, o jeito certo de limpá-los é com um pano de prato ou papel-toalha úmido, um por um.
O talo é separado do chapéu por ser muito fibroso para comer, mas pode ser usado para fazer caldo. Preparos: Grelhado, salteado, no papillote, na churrasqueira, vapor, em molhos e ensopados.
A única coisa que você pode fazer é mergulhar a porção de cogumelos que você pretende comer na água antes de comer. Substituir a salmoura com água de todo o frasco antes para diminuir o pH irá reduzir significativamente o prazo de validade.
Comece por limpar muito bem os cogumelos. Para isso use um pano úmido e esfregue suavemente os cogumelos com ele, para remover os vestígios de terra e outras sujeiras. Corte a parte escura dos pés e, se quiser, corte os cogumelos pela metade. Dica: Use cogumelos frescos e pouco amassados.