A maneira mais eficaz para identificar precocemente as doenças renais é por meio de exames de sangue e urina. A dosagem da creatinina sanguínea permite calcular a taxa de filtração sanguínea dos rins.
No entanto, para aliviar os sintomas, enquanto ainda não há um diagnóstico conclusivo, o médico pode recomendar remédios de farmácia, como por exemplo:
Geralmente, a dor nos rins ocorre abaixo da caixa torácica em um ou em ambos os lados da coluna, na região próxima à virilha e no fundo das costas. Por outro lado, a dor nas costas pode aparecer em qualquer parte das costas, principalmente na região lombar.
A dor lombar, também conhecida como lombalgia, ocorre na parte inferior da coluna vertebral e está entre as dores mais comuns entre homens e mulheres nas diferentes fases da vida. Ela é causada geralmente por uma lesão em um músculo.
Como saber se é pedra no rim (e que exames fazer)
- Pedras grandes: maiores que 2 cm, pois com o decorrer dos anos, podem favorecer o surgimento de câncer de vesícula.
Remédios caseiros para pedra na vesícula
A pedra na vesícula é uma doença comum e que costuma ter um prognóstico bom. Contudo, se não for tratada, ela pode levar a complicações muito graves, como inflamação no pâncreas e infecção generalizada. Por isso, é muito importante conhecer os sintomas de pedra na vesícula e saber quando procurar atendimento médico.
Anatomia da Vesícula Biliar A anatomia da vesícula da biliar apresenta formato semelhante a uma pera, podendo medir entre 7 e 10 cm de comprimento. Apresenta cor verde escuro devido a bile que ela armazena, aproximadamente 50 ml.
Significa que a vesícula está normal. Esse é o padrão esperado quando o paciente encontra-se em jejum. Distendida fisiologicamente devido ao jejum e parede fina indica ausência de inflamação ou outra alteração na estrutura física da vesícula.
O principal sintoma de pedra na vesícula é a cólica biliar, que é uma dor súbita e intensa no lado direito do abdômen. Normalmente essa dor surge cerca de 30 minutos a 1h após a refeição, mas passa depois que acaba a digestão dos alimentos, pois a vesícula deixa de ser estimulada para liberar a bile.
Localizada abaixo do fígado, no lado direito do corpo, a vesícula biliar é um órgão pequeno, do qual quase ninguém se lembra com frequência, mas encarregado de armazenar a bile, uma substância produzida pelo fígado que ajuda a digerir a gordura que consumimos diariamente em nossa alimentação.
Dor abdominal As pedras provocam um inchaço no órgão, o que gera dores que irradiam do lado direito, onde a vesícula está situada, para outras regiões do abdômen.
Peixes gordos, como atum, salmão e sardinha; Outros: chocolate, biscoitos, massa folhada, caldo de carne, molhos prontos e maionese; Bebidas alcoólicas; Quem tem pedra na vesícula deve consultar um nutricionista para individualizar a dieta e um gastroenterologista para orientar o melhor tratamento a ser seguido.